Cozinha

10 dicas para organizar geladeira

organizar a geladeira morar sozinho

Dicas para organizar geladeira

Organizar geladeira é tarefa fácil, mas muitas pessoas desconhecem os locais indicados para colocar cada alimento. Aprender o local de cada alimento é importante, pois isso ajuda em sua conservação. Ninguém quer encontrar uma geladeira com cheiro ruim, né?

Dicas para organizar geladeira de forma eficiente

1 – Leite

Leite azedo ninguém merece, por isso o local mais indicado é nas prateleiras de cima. As prateleiras de cima são geralmente as mais frias.

2 – Laticínios

Queijos, iogurtes, cremes de leite precisam ser bem resfriados, como o leite. Deve-se tomar muito cuidado com a data de validade desses alimentos, por isso é melhor empilhar as bandejas com validade mais próxima de vencer em cima, deixando as outras mais embaixo.

3 – Ovos

A melhor maneira de guardar os ovos na geladeira é na caixa original. A caixa de papelão é ideal para manter sua conservação máxima.
Outro ponto importante é que não devemos lavar os ovos antes de colocar na geladeira. Sua casca poroso pode absorver e armazenar água, fazendo com que estrague. O ideia mesmo é lavar antes do uso.
Ah, e guarde os ovos com a parte pontuda para baixo porque duram mais!

4 – Carne crua

Melhor lugar para as carnes cruas é o congelador. Para descongelar não a tire do congelador e deixe em cima da pia. A melhor forma de descongelar carne é mantendo-a na geladeira, na prateleira menos fria e descongelar aos poucos.
Mantenha a carne em um recipiente, para caso gotejar não se espalhe pela geladeira. Além de evitar o mau cheiro o sangue pode contaminar outros alimentos, desenvolvendo bactérias.

5 – Legumes e Verduras

O local mais indicado para guardar legumes e verduras é na gaveta de baixo. Esses alimentos necessitam de umidade e lá e o local perfeito para isso.
Mantenha os sacos levemente amarrados para que durem mais. Além disso não é indicado lavá-los antes do uso, evitando o acúmulo de água e desenvolvimento de bactérias.

6 – Frutas

As frutas devem ficar na gaveta de baixo, junto com os vegetais, em sacos plásticos levemente amarrados.
As frutas cítricas podem ficar fora do saco, mas também só devem ser lavadas antes do consumo. Essas frutas são sensíveis a deterioração por excesso de umidade.

7 – Embutidos

Embutidos e sobras de alimentos devem ficar nas prateleiras menos frias da geladeira, ou seja, as do meio. Esses alimentos levam muitos conservantes e sua deterioração é mais difícil.
Em hipótese alguma guarde-os nas portas, porque ali estragam facilmente.

8 – Manteigas

Guarde a manteiga em potes hermeticamente fechados e na gaveta de laticínios. Essa gaveta mantém a temperatura ideal desse alimento. Se não a tem, deixe-a nas prateleiras do meio e assim não fica rançosa.

 9 – Condimentos

A maioria dos condimentos são ricos em vinagre e sal, conservantes naturais. Ketchup, Mostarda, Maionese, azeitonas podem ser guardados na porta da geladeira.

10 – Sucos, refrigerantes e água

Sucos industrializados, refrigerantes e água conservam bem na porta da geladeira, portanto seu local ideal. Para os sucos naturais mantenha-os na prateleiras de cima, geralmente as mais frias.

Essas são as 10 dicas para organizar geladeira de forma eficiente!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *