Portaria

15 dicas de economia doméstica

dicas de economia doméstica morar sozinho

Dicas de economia: Enfrentando a crise

A economia brasileira ainda está um caos, o desemprego ainda cresce e população precisa aprender a economizar mais para sobreviver. Pensando nisso listamos 15 dicas de economia doméstica para driblar a crise.

Dicas de Economia para sua casa

Comprometa-se
Não adianta nada ficar apenas no planejamento, é preciso colocar em ação. Conscientize-se que para enfrentar a crise ou até economizar para aquela viagem é precisa sacrifícios.

Use Lâmpadas de led
As lâmpadas de led são as mais econômicas do mercado. Podem custar um pouco mais que as fluorescentes ou incandescentes.
As chamadas lâmpadas frias são mais duráveis e dissipam menos energia em forma de calor. Esse diferencial economiza cerca de 80% em comparação com a incandescente, que gasta mais.

Apague a luz!

dicas de economia doméstica morar sozinhoLembre-se dos ensinamentos de seus pais ao sair de cada cômodo: apague a luz! Esse simples ato que não faz cair sua mão é uma grande economia ao final do mês.
Dica: Se esquece sempre, coloque um adesivo nas portas e batentes para te lembrar de apagar a luz.

Aproveite a luz natural
Ao invés de manter janelas e cortinas fechadas, deixe-as abertas para entram o máximo de luz do dia possível.
Além de economizar energia, renova o ar da casa e ventila bastante.

Cores claras e paredes e tetos
Paredes e tetos com cores claras tornam o ambiente naturalmente mais claro, além de favorecer a reflexão de luz das lâmpadas quando acesas. Branco, gelo, marfim são cores que combinam com qualquer decoração.

Mais 5 dicas de economia para sua casa

Máquina de lavar só cheia

dicas de economia doméstica morar sozinhoO uso desregulado da máquina de lavar roupas é um baque na hora da conta de luz. Ao invés de lavar poucas peças, que tal juntar até a máquina estar cheia? Isso economizará muita grana para você.
Se tiver mesmo a necessidade de lavar pouca quantidade, utilize os ciclos mais curtos e com a capacidade de água reduzida.

Eletrodomésticos que gastam menos energia
Vivemos em meio a tecnologias que consomem energia, mas a cada dia que passa há eletrodomésticos que consomem menos energia, por isso priorize a compra desses.
Podem sair um pouco mais caros na compra, mas a longo prazo a economia é enorme.
Prefira os eletrodomésticos com selo Procel A.

Eletrodomésticos que mais gastam energia

Passe roupa de uma vez

dicas de economia doméstica morar sozinhoAo invés de passar as peças de roupa apenas quanto for usá-las, junte o máximo que puder e passe todas de uma vez.
O ato de ligar o ferro gasta muita energia, porque só para aquecê-lo no início é muita grana que vai.
Uma ótima forma de economizar o uso do ferro é estender as roupas em cabides que as deixa menos amassadas.

Use a geladeira de forma correta
Quanto mais tempo a geladeira fica fechada, melhor. Então não abra-a a de 10 em 10 minutos. Não coloque alimentos e panelas quentes dentro, porque isso faz gastar mais. Não forre as prateleiras porque isso atrapalha a circulação do ar frio.

Desligue os aparelhos que não usa
Você sabia: 25% da sua conta de luz é com aparelhos que não estão em uso. Quando não estiver usando um eletrônico, mantenha-o desligado! WiFi, microondas, tv e tudo o mais consome energia mesmo no stand by.

Outras 5 dicas de economia doméstica

Banhos curtos, poupança cheia

dicas de economia doméstica morar sozinhoEconomizar não é ser sovina! Tome seu banho quente, mas evite demorar demais no banho. Boa parte da conta de luz e água vem dos banhos diários, viu?
Se você malhar, como eu, tome banho na academia que isso ajuda muito no fim do mês.
Além de tudo isso, coloque a temperatura conforme a estação, isso evita desperdício desnecessário.

Torneira e chuveiro desligados
Abra torneiras e chuveiros apenas quando for realmente usar a água. Ao escovar os dentes, mantenha a torneira fechada e só a abra na hora de enxaguar a boca.
O mesmo para o chuveiro. Ao se ensaboar, desligue o chuveiro e só abra quando estiver todo ensaboado. Esse simples ato economiza água demais!

Televisão ligada para os fantasmas
Não deixe a tv ligada sem ninguém assistindo.
Se você gosta de ver televisão para dormir, programe para que desligue sozinha depois de um tempo, assim você evita que fique ligada a noite inteira.

Não carregue o celular a noite inteira

dicas de economia doméstica morar sozinhoO simples fato de deixar o carregador plugado na tomada já gasta uma boa energia. Manter o celular carregando a noite inteira gasta muito mais, então programe-se para carregar o celular antes de dormir e ao longo do dia no seu trabalho. E melhor carregar no trabalho que assim você nem paga a conta. [risos]

Operadoras de celular
Se você liga muito para sua família ou namorado é bom ter a mesma operador de celular. Geralmente elas têm planos pré e pós pago com promoções mais em conta para celulares da mesma operadora. Algumas até com ligação grátis.
Não fique com medo de mudar de plano ou operadora. Sempre há promoções incríveis em cada uma delas.

Essas são algumas dicas de economia doméstica para acabar com gastos desnecessários na sua casa. Implemente o máximo delas que puder e sinta no fim do mês as contas diminuírem progressivamente. O meio ambiente e seu bolso agradecem!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *