Quarto

Casa Sustentável: 10 dicas incríveis!

casa sustentável dicas morar sozinho

Casa Sustentável

É importante falar sobre casa sustentável nos dias de hoje. Como o crescimento populacional, as matérias primas tendem a escassear no mundo todo e é preciso cuidar de nosso planeta, porque só temos esse mesmo.

Pequenas atitudes podem mudar o mundo! E é em casa que o pequeno bater da asa de uma borboleta se inicia.

Dicas para uma casa sustentável

1 – Recicle o lixo
Separar o lixo reciclado é o primeiro passo para uma casa sustentável. Muitas cidades já realizam a coleta seletiva em dias específicos, então se programe.
No dia a dia, separe em sacos plásticos o lixo reciclável do comum. Você deve pensar que é complicado mas assim que criar essa rotina, será fácil!
Exemplo de lixo reciclável: latas de refrigerante, garrafas pet, papelão, vidros, jornais, plásticos e muito mais!
Aprenda um pouco mais sobre separar o lixo reciclável.

2 – Use lâmpadas de led
As lâmpadas de led economizar cerca de 80% de energia! Sim, tudo isso! Apesar de serem um pouco mais caras que as comuns, a longo prazo essas lâmpadas farão uma economiar enorma nas contas de luz de sua casa.
Se não tem dinheiro para trocar todas as lâmpadas da sua casa de uma vez, troque as dos cômodos que mais ficam com a luz acesa e depois aos poucos troque as restantes.
Aprenda um pouco sobre economizar energia!

3 – Dispositivos para economizar água
Água, o bem mais precioso de nosso planeta, a origem da vida, mas do jeito que as coisas andam, logo não teremos água potável para a população mundial que cresce a cada dia.
Nas torneiras é possível instalar redutores de vazão, uma peça plástica super barata! Você as encontra em qualquer loja de ferragens.
Para os vasos sanitários existe o Ecoflush, que tem aqueles dois botões para níveis de diferentes para dispensar a água.
Se você morar sozinho e não pode trocar o vaso sanitário, pode colocar um garrafa pet cheia de água dentro da caixa do vaso, assim ela disperdiça menos água.

4 – Móveis de madeira reciclada
A quantidade de madeira disperdiçada com móveis é gigante! Que tal comprar ou fazer você mesmo um móvel com madeira reciclada? Hoje em dia há lojas especializadas em madeira de demolição e dão todo um charme na hora de decorar a casa.

Mais dicas para uma casa sustentável

casa sustentável dicas morar sozinho

5 – Desligue os aparelhos eletrônicos
Muitas aparelhos têm o modo stand by e ele consome energia também. Evite deixar eletroeletrônicos ligados na tomada, assim você economiza energia. Carregadores de celulares ligados o dia inteiro consomem MUITA energia, então quando der 100%, desligue o carregador da tomada e aproveite seu smartphone!

6 – Compre de produtores locais
Além de incentivar a produção de pequenos produtores de seu bairro ou cidade, contribui demais para a emissão de gás carbônico na atmosfera. Você já parou para pensar quanto um caminhão solta de gás no transporte desses produtos? Comprando de produtores locais isso diminui drasticamente.

7 – Não desperdice comida
Já dizia nossa mãe: não desperdice comida! Compre apenas o necessário para sua alimentação e tente ir semanalmente ao supermercado. Com a ida semana ainda é possível pegar várias promoções, diferentes ao longo do mês. Economia para o meio ambiente e para seu bolso!

8 – Use pilhas recarregáveis
Do controle da tv ao relógio de parede, troque as pilhas comuns por recarregáveis. As pilhas são grandes poluidoras e a maioria delas não tem o descarte correto. Todos os pontos de venda que as vendem são obrigados a ter um coletor de pilhas usadas, mas a maioria não tem. E pior, a população nem sabe da importância que é o descarte correto de pilhas.

9 – Use sacolas retornáveis
Não é apenas para economizar na sacola do supermercado, é para economizar recursos também. Sacolas plásticas comuns demoram cerca de 100 a 400 anos para se decompor no meio ambiente, além de muitas vezes parar no mar e alguns animais as comerem, como tartarugas [muitas em extinção]. Para os lixos de casa utilize sacolas biodegradáveis!

10 – Doe roupas e objetos
Muitos das roupas e objetos que não usamos podem servir para outras pessoas. Procure entidades próximas a sua casa, como asilos, orfanatos, igrejas e até a Defesa Civil. Eles distribuirão essas roupas e objetos a quem necessita.

Casa sustentável: Você pode mudar o mundo!

Pense de forma amplificada e no que esses pequenos gestos podem gerar. Pode parecer que só você praticando essas 10 dias de casa sustentável seja pouco, mas não é. É de pouco em pouco que conseguimos grandes mudanças. Bora começar?

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *