Cozinha

Como diferenciar salsa e coentro

como diferenciar salsa e coentro

Como diferenciar salsa e coentro?

Como diferenciar salsa e coentro: Quem nunca foi ao supermercado e comprou um maço de coentro pensando que era salsa? Ou um maço de salsinha pensando que é coentro? Pois é, eu passei diversas situações e aprendi como diferenciar salsa e coentro e ensinarei para você!

Quando fui morar sozinho, ia ao supermercado e só conseguia comprar salsinha com ajuda de alguma dona de casa simpática que me ajudasse a saber qual é qual ou lia na embalagem mesmo.

Com o tempo aprendi com uma senhorinha no supermercado que em São Paulo a salsa é vendida junto com a cebolinha, formando assim o famoso cheiro verde, mas mesmo assim as coisas estavam bem embaralhadas na minha mente.

Como diferenciar Salsa e Coentro?

Aroma: Salsa x Coentro

A salsinha tem o aroma bem mais cítrico com notas de anis e limão, porém quando o maço está inteiro o cheiro fica muito suave, mas ao amassar as folhas o cheiro se revela como mágica.

O coentro tem um aroma penetrante, de mato, que pode ser agradável pra uns já que lembra o cheiro de grama. Eu pelo menos gosto, ainda mais que adoro comida baiana, que sempre usa coentro nas receitas.

Para sentir melhor o cheiro das ervas, amasse uma folha ou o talo e leve ao nariz.

Cor: Salsa x Coentro

A salsinha tende a ter uma cor mais vibrante, em contraponto com o verde opaco da coentro. Pode ser impressão minha, mas sempre consigo diferenciar rapidamente através da cor.

Folha: Salsa x Coentro

como diferenciar salsa e coentro

Como podemos ver na imagem acima, a folha do coentro é mais arredondada e com cortes pequenos ao contrário da salsa que é alongada, quase triangular, com cortes mais separados.

Raiz: Salsa x Coentro

como diferenciar salsa e coentro

Depois de muito tempo morando sozinho e comprando muito errado que reparei que a salsa geralmente é vendida sem a raíz, ao contrário do coentro que vem com a raíz no pacote.

Com essas dicas e truques ficou fácil diferenciar a salsa do coentro, hein? Agora seja sincero e comente aqui: Você já confundiu a salsinha e o coentro?

6 comments

  1. Edu 21 setembro, 2018 at 19:14 Responder

    Pois é, descobri que acabei de comprar coentro ao invés de salsa kkk … Pior, creio que tenho feito isso várias vezes, por isso as vezes meu suco verde fica com o gosto muito forte.
    Vou usar as dicas na próxima ida ao mercado, valeu!

  2. Herbert Alves 27 dezembro, 2018 at 13:44 Responder

    O coentro quando você colhe arranca toda a planta por isso vem a raiz, já a salsa você retira os pequenos galhos que brotam novamente por isso a raiz não vem junto. Em Brasília o cheiro verde é a cebolinha com o coentro.

  3. Gilson Müller 23 junho, 2019 at 11:06 Responder

    Gostei das dicas, somente a questão da raiz não faz muito sentido, pois também encontro salsa com raiz. A questão da raiz vai depender do método de cultivo (hidroponica geralmente vem com a raiz….)

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *