Área de Serviço

Como escolher filtro de água ideal?

como escolher filtro de água morar sozinho dicas

Como escolher filtro de água para sua casa?

Como escolher filtro de água? A água é o líquido da vida! Iniciamos a jornada da vida no planeta através dela. Iniciamos nossa jornada na vida na barriga de nossas mães também na água. Nada mais importante do que esse líquido em nossas vidas, mas é preciso ter cuidado ao consumir água nos dias de hoje.

Na Terra cerca de 2/3 do planeta é coberto de água, mas apenas 3% da água no mundo é doce. E ainda temos os humanos acabando com a qualidade da água doce. Rios, lagos e freáticos têm uma quantidade absurda de lixo, bactérias…

Ainda temos o agravante que no trajeto entre as companhias de tratamento de água até as torneiras de nossas o percurso é longo e nem sempre confiável. Contar com filtros de água e purificadores de água em casa é importante para prevenir doenças e contaminações.

O que fazer para ter uma qualidade de água boa em nossas casas? Filtro de água! E como escolher filtro de água? Veremos a seguir.

Dicas de como escolher filtro de água

Filtro de Barro

como escolher filtro de água morar sozinho dicas

Um dos modelos mais conhecidos em nosso país, que nos trás uma saudade da época da infância. O filtro de barro funciona por gravidade, passando a água de um recipiente a outro, assim como o de cerâmica.
O filtro desses modelos é uma vela de cerâmica com carvão ativado e nitrato de prata, que chega a filtrar até 99% das impurezas da água.
Para garantir sua funcionalidade é preciso trocar a vela sempre que apresentar sujeiras. Cuidado: Lavar como açúcar ou sal não garante a limpeza, como faziam nossas mães anos atrás.
Os filtros de barro tem característica de conservar a água fresca, já os de cerâmica podem ou não ser conectados à tomada, oferecendo a possibilidade de refrigerar a água potável.
Um dos modelos baratos de filtro de água no mercado, mesmo com a troca das velas.

Purificadores

como escolher filtro de água morar sozinho dicas

Os purificadores de água mais modernos funcionam acoplados às torneiras, ocupam uma área menor, existem diversos modelos do mais simples ao mais requintado. Esses possuem função purificadora que elimina bactérias e opção de água gelada.
O problema desse é que ele elimina o cloro da água, única garantia para manter a qualidade da água. Se for guardar a água, por exemplo, terá que adicionar duas gotas de água sanitária a 2,5% de cloro por litro e esperar de 20 a 30 minutos para beber.

Ozonizadores

como escolher filtro de água morar sozinho dicas

Os ozonizadores são ótimos, desde que o contato com o gás borbulhante entre 10 e 15 minutos para fazer efeito. A passagem da água pelo ozônio é rápida, então a maioria falha no tempo de exposição ao gás. O preço desses modelos não são dos melhores também, viu?

Filtros de Pressão

como escolher filtro de água morar sozinho dicas

Filtro de pressão são aqueles onde a filtragem acontece naturalmente. Quando se abre o registro a pressão empurra as sujeiras para frente e acabam passando pela água. Não são caros se comparados aos ozonizadores.

Galão de Água

como escolher filtro de água morar sozinho dicas

Não é um filtro, mas é uma opção para ter água em casa muito utilizada pela população. Quem prefere usar galões de água precisa ter cuidado redobrado! Verificar a limpeza do bebedouro e do frasco. O frasco do galão precisa ser transparente e não pode ser envolto em plástico filme. Quando for colocar na base é preciso lavar bem as mãos e o bocal.
Para limpar o bocal do galão você precisará de água sanitária e papel toalha. Molhe o papel com 2 colheres de sopa de água sanitária. Passe no bocal e bebedouro e enxague com água do galão. Pronto, seu bebedouro está pronto para usar.

Todos os filtros oferecem água limpa, mas você pode decidir entre as funções extras como refrigeração, purificação e o espaço disponível na sua cozinha e grana que tem para gastar.

Um brinde a isso! Com água!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *