Cozinha

Como escolher frutas no mercado?

como escolher frutas

Como escolher frutas?

Quantas e quantas vezes você comprou uma abacaxi na vontade de chegar em casa mas quando foi abrir estava verde, ou pior, passado? Já aconteceu com você? Então está na hora de aprender como escolher frutas!

Somos um país onde a variedade de frutas é enorme, mas muitas pessoas acabam não comendo por preguiça ou porque não sabe como escolher frutas, mas esquecem que são ricas em vitaminas e minerais essenciais para uma vida saudável. Não é porque foi morar sozinho que precisa ter uma má alimentação, né?

Dicas de como escolher frutas:

Como escolher abacaxi

como escolher frutas abacaxi

  • Cor – O sinal mais evidente é a cor do abacaxi. Os abacaxis muito verdes geralmente ainda estão muito duros, se a sua ideia é comer em breve a fruta, ok, mas se for para comer no mesmo dia, esquece. Se a cor for mais amarelinha, é um sinal de que está no ponto para comer! Se estiver amarronzado e murcho, deve estar passado.
  • Cheiro – Depois de diferenciar a fruta pela cor, hora de sentir o cheiro. O abacaxi deve ter um perfume docinho. Se o cheiro não estiver muito efusivo talvez esteja verde. Se o aroma estiver forte e azedo quer dizer que apodreceu.
  • Tato – O toque deve ser firme, mas sem muita força ou pode afundar o dedo no abacaxi. O ideal é que esteja maleável, nem muito mole, nem muito duro.
  • Folhas – Muitas vezes ouvimos que um jeito eficaz de saber se o abacaxi está maduro é puxando uma de suas folhas, mas devo alerta-los que nem sempre é assim, viu? Antes de qualquer coisa opte pelas opções anteriores.
  • Dica Importante: quanto mais abertos os gomos da casca, mais maduro o abacaxi está.

Como escolher Maçã

como escolher frutas maçã

  • Cor – Nem sempre a cor verde da casca indica que a maçã está verde, já que existem maçãs verdes. Isso só vale se souber que a maçã em questão não é a do tipo verde.
  • Sem fissuras – Descarte qualquer maçã que esteja com furos ou machucadas, a probabilidade de estar podre ou com bichos é enorme.
  • Tato – Aperte as maçãs com cuidado. Se o dedo afundas é porque a fruta está podre, já que sua polpa precisa estar firme.

Como escolher banana

como escolher frutas banana

  • Cor – A banana, por si só apresenta algumas manchinhas pretas quando está madura, mas lembre-se que se estiver muito preta é sinal que está passada. Prefira as bem amarelinhas, mas lembre-se que que algumas vezes a banana está amarelinha no corpo, mas com as extremidades verdes. Essas ainda não devem ser consumidas, pois não terão gosto.
  • Qual escolher? – Morar sozinho é saber o que comprar e quanto comprar e no caso da banana não é diferente. Se quer comprar uma dúzia, opte por bananas mais verdes, assim elas durarão mais na fruteira, do contrário compre menos bananas, para que não apodreçam.

Como escolher abacate

como escolher frutas abacate

  • Cor – Opte por frutas com a casca verde-clara e sem manchas, essas são as perfeitas, mas algumas vezes podem ter pintas marrom-clara na casca sem que afete a polpa. Se liga que as vezes essas manchas são superficiais.
  • Tato – A fruta não deve estar nem dura demais, nem mole demais. Assim como a banana, o abacate continua a amadurecer mesmo em casa, por isso você pode comprar ele mais verde e esperar amadurecer. Para saber que está maduro é só esperar ele ficar mais maleável.
  • Dica importante: Para saber se o abacate tem muita ou pouca polpa, jogue-o para cima, os mais pesados contém mais polpa e menos caroço.

Como escolher pera

como escolher frutas pera

  • Cor – Antes de mais nada olhe a cor da pera. Essa é a regra de ouro para todas as frutas e não é difícil aprende-la. Quanto mais verde a pera estiver, mais dura a carne da pera. O ideal é que esteja completamente amareladinha . Se houver manchinhas marrons, ela está no ponto para ser comida, só que não pode não demorar demais.
  • Tato – A casca deve ceder levemente ao toque. Se isso acontecer, quer dizer que ela está doce. Pode levar, mas coma em breve.
  • Sem fissuras – Qualquer fissura na casca de qualquer fruta esta deve ser descartada, já que micro organismos podem entrar.

Como escolher limão

como escolher frutas limão

  • Tato – A melhor forma de escolher limão com bastante suco é verificar pela casca. Cascas mais rugosas mostra que o limão tem menos polpa, por isso opte por limões com a 18. Além disso é importante apalpar a fruta, se estiver muito dura, descarte-a.
  • Cor – Sabe o verde limão? Ele recebeu esse nome por um motivo, o de demonstrar que o limão está maduro e no ponto.
  • Dica Importante: Quando vou às compras opto por limões nos mais variados estados de amadurecimento, assim tenho limões por um período maior.

Agora você pode ir ao supermercado tranquilo já que aprendeu como escolher frutas.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *