Cozinha

Como escolher peixes e frutos do mar

como escolher peixes

Como escolher peixes e frutos do mar

Quando vamos morar sozinho já temos uma leve noção de como escolher o tipo de carne para cada prato, porém chega a grande hora: Como escolher peixes e frutos do mar?

O peixe é um alimento indispensável para uma boa alimentação e o consumo é recomendado a pelo menos duas vezes na semana. Entre os benefícios de comer peixe está: melhorar a memória, a concentração, prevenir doenças cardiovasculares e aumentar as reações anti-inflamatórias do organismo porque o peixe é rico em ômega 3, que é um componente importante para todos estes processos.

Além destes benefícios, o peixe também:

  • É fundamental para a formação da pele, cabelos e unhas, já que é riquíssimo em proteínas, aproveitadas quase integralmente pelo organismo.
  • Previne a osteoporose, porque tem grandes quantidades de vitamina D e cálcio, que fortalecem os ossos.
  • Combate a anemia, já que é uma grande fonte de ferro e vitamina B12, nutrientes importantes para a saúde do sangue.

Onde comprar peixes e frutos do mar?

como escolher peixes

Para comprar peixes e frutos do mar de qualidade é bom evitar feiras de rua, elas não têm a refrigeração necessária para manter o peixe fresco e refrigerado. O lugar ideal são supermercados ou peixarias onde estejam cobertos por uma grande camada de gelo. É esse gelo que mantém os peixes e frutos do mar frescos e saudáveis por muito mais tempo.

Prefere comprar o peixe congelado? Não tem problema desde que esteja bem embalado e em uma temperatura de -18°C, mas evite comprar se houver muita água envolta do peixe, isso mostra que a temperatura em algum momento desregulou e isso pode alterar a qualidade do peixe.

 

Como saber se o peixe está fresco?

A melhor forma de saber se o peixe está fresco é reparar se ele está com uma aparência úmida e brilhante. Os olhos devem estar com uma aparência viva e as escamas precisam estar intactas, sem furos, cortes ou manchas.

Como escolher peixes?

como escolher peixes

Como escolher salmão

Para escolher salmão verifique se ele está coberto de gelo, suas escamas devem ter uma aparência brilhante. Se o salmão for cortado deverá estar mais rosado do que vermelho, isso mostra a qualidade do peixe.

Como escolher bacalhau

O bacalhau deve ser comprado seco, totalmente coberto com sal e seu aspecto deve ser fresco. Verifique se ele apresenta manchas vermelhas ou pontos pretos. Ele não deve ter uma aparência úmida ou melada, isso indica que não está bom para consumo.

Como escolher camarão

O camarão deve conservar sua coloração original, seu corpo precisa estar um pouco curvado. Observe se ele possui alguma mancha vermelha ou preta espalhada pelo corpo.

Como escolher lagosta

A lagosta e o caranguejo podem ser comprados vivos ou mortos. Se comprar mortos eles devem estar com as cascas inteiras e com as garras intactas. Se for comprá-los vivos, prefira os que estejam bem ativos e pesados.

Como escolher ostras

Para comprar ostras, esse santo afrodisíaco, verifique se as cascas estão perfeitas e totalmente fechadas, quando bater nas cascas elas devem ter o barulho de algo sólido e não de algo oco. Abriu? Só jogar um limão e um azeite e deixar escorregar pela garganta.

Como escolher lula e polvo

A lula e o polvo precisam estar cobertos com gelo. Apesar das lutas e polvos de apresentarem a pele rosada, sua carne precisa estar branca, sem manchas, ok?

Como escolher mariscos

Na escolha de mariscos verifique se ele possui lodos, crostas se está rachado ou danificado.

Essas são algumas dicas de como escolher peixes e frutos do mar, para não ter desculpa nenhuma para deixar de come-los e ter uma alimentação saudável.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *