Como separar o lixo reciclável

separar o lixo reciclável morar sozinho

Separar o lixo reciclável: Entre nessa!

A cada dia que passa produzimos mais e mais lixo no mundo e cada vez mais que a hora que nosso Planeta Terra não aguentará mais tanto descuido, mas sempre há alternativas, seja diminuindo a emissão de gases poluentes ou algo que podemos fazer em casa, como separar o lixo reciclável.

Muitas pessoas imaginam que separar o lixo reciclável é um bicho de 7 cabeças, mas é algo simples que, como um pouco de mudança na rotina, é facilmente agregado nas tarefas diárias. O Planeta Terra agradece, assim como as futuras gerações.

Separar o lixo reciclável: Passo a Passo

Para que o lixo que produzimos seja considerado para a reciclagem é preciso seguir alguns passos bem simples na hora de separar o lixo reciclável. Veja como é fácil:

separar o lixo reciclável morar sozinho

1º passo
Separar todo o material reciclável do material não reciclável. Podem ser reciclados: vidros, papéis, plásticos e metais e devem ser colocados em sacos separados, para facilitar a manipulação nos centros de reciclagem.

2º passo
O material reciclável deverá ser lavado e seco para que possa ser reciclado nos centros. Importante separá-los e lavá-los um a um.

3º passo
Com o material reciclável devidamente limpo e separado, deixe-o em um local estratégico e diferente do local onde se deposita o lixo doméstico comum, isso facilita o recolhimento. Importante: Vale lembrar que fica muito mais prático colocar o lixo reciclável em um saco plástico transparente, tanto para quem recolhe quanto para quem separa o lixo. Antes de colocar o lixo na calçada deve-se verificar o dia exato que a coleta seletiva de lixo faz o recolhimento no seu bairro.

Para ocupar o mínimo de espaço, o lixo deve ser compactado. Os papéis colocados em pilhas, as latinhas amassadas, as garrafas pet, por exemplo, colocadas separadas, assim como os vidros. Em seguida, o lixo deve ficar dentro de sacos de plástico resistente, ou no caso das pilhas de papel, amarrada com barbante ou outra fita resistente, e armazenado em local fechado e ao abrigo de sol e chuva até o dia da coleta.

Vantagens de separar o lixo reciclável

separar o lixo reciclável morar sozinho

  • Redução da quantidade de resíduos encaminhados ao aterro sanitário com conseqüente aumento da sua vida útil;
  • Redução dos impactos ambientais durante a produção de novas matérias primas;
  • Redução no consumo de energia elétrica;
  • Redução da poluição do ambiental;
  • Ampliação do desenvolvimento econômico pela geração de novos empregos na operacionalização dos materiais recicláveis e na expansão dos negócios relativos à reciclagem.

Como implantar a coleta seletiva em meu prédio?

Para implantar a coleta seletiva em seu prédio, basta especificar um local para o lixo reciclável, como contêiner ou salas específicas para essa finalidade. Depois é fazer um comunicado interno aos moradores. Uma ótima oportunidade para avisar a todos é durante as reuniões de condomínio, salientando a importância de separar o lixo reciclável.

Não tem coleta seletiva onde moro

separar o lixo reciclável morar sozinho

Se onde você mora não tem coleta seletiva basta encaminhar o lixo separado para algum Ecoponto próximo a sua residência. Os Ecopontos são locais para recebimento gratuito de lixo comum, de lixo reciclável e de outros materiais como entulho de obras, galhadas e tantos outros materiais, transportados por catadores, carroceiros e pela população.

Confira a lista de Ecopontos da cidade de São Paulo. Não mora em São Paulo? Então entre no site da sua prefeitura e confira os ecopontos de sua cidade.

Separar o lixo reciclável é essencial para que nosso Planeta sinta o mínimo possível o estrago que temos feito, uma ajuda simples mas de grande eficácia. As futuras gerações agradecem!