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Compras online: Você conhece seus direitos?

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Compras online: Todo cuidado é pouco

Fazer compras online é extremamente comum nos dias de hoje, a facilidade que a internet nos traz é enorme, mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de comprar online e escapar das armadilhas.

Você conhece bem seus direitos na hora de comprar pela internet? Veja a seguir o que é dever das lojas online e o que não é.

Direitos nas Compras Online

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Informações do produto

As lojas online tem a obrigação de manter todos os detalhes do produto no site, como especificações técnicas, medidas, prazo de validade, peso, fabricante e todos as informações possíveis sobre o produto.

Informações de Contato e CNPJ

Toda loja online é obrigada a informar no site e na hora da compra o CNPJ da empresa, assim como telefone de contato, e-mail e endereço da empresa.

A empresa também tem o dever de disponibilizar canais de pós venda e informações de entregas, ou seja, um canal para qualquer tipo de reclamação ou informação e ainda uma área onde mostra se o produto já foi expedido e onde está, o famoso rastreamento de compras online.

Confirmar a compra

Por lei o site de compras online deve ter uma etapa para confirmação da compra antes de finalizar o processo e cobrar do cliente. Esse passo ajuda o consumidor a decidir realmente se quer o produto ou desiste da compra naquele momento. Fique de olho em sites que não tem essa etapa, ok? E tenha certeza antes de finalizar a compra.

Taxas de entrega

É obrigação da loja online identificar quaisquer taxas adicionais de serviços como, por exemplo, taxas de entrega.

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Prazo de entrega

Esse talvez seja o maior problema em compras online, o maldito prazo de entrega!

Assim que o consumidor notar o atraso da entrega, deverá entrar em contato com a empresa para questionar o paradeiro do produto e verificar se o atraso na entrega é válido ou negligência da empresa.

O atraso na entrega de qualquer produto comprado na internet se caracteriza como um descumprimento da oferta e o consumidor pode exigir o cumprimento forçado [o que é quase impossível] ou até desistir da compra. No caso de desistência da compra o consumidor terá todo seu dinheiro de volta, incluindo o valor do frente e eventuais perdas e danos, além do valor corrigido.

Prazo de arrependimento

Para compras online existe o prazo de arrependimento de 7 dias, que nada mais é do que o direito de devolver o produto comprado caso não o queira após 7 dias e ter todo o dinheiro devolvido, assim como o valor do frete de envio do produto. O prazo começa a contar a partir da chegada do produto na sua casa.

A lei entende que nós consumidores somos assediados constantemente para adquirir produtos por impulso. Além disso ainda se entende que em compras onlines não se tem contato com o produto diretamente e não pode avaliar se corresponde às suas expectativas.

Assistência Técnica

Caso o produto apresente qualquer tipo de defeito no prazo que manda a lei a empresa tem por obrigação a troca do produto ou o envio para a assistência técnica, sem qualquer custo para o cliente.

Compras Coletiva

Os sites de compras coletivas tem a obrigação de informar o número de vendas previsto para que o contrato seja cumprido para que possa ser usufruído pelo comprados, assim como o prazo limite para o uso da oferta e identificar o fornecedor do produto, além de todas as informações acima.

Agora de posse de um pouco de conhecimento sobre compras online, você nunca mais cairá nas ciladas que a internet promove, né?

Tem alguma dúvida? Então pode consultar o Código de Defesa do Consumidor!

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