Sala

Decoração com cimento queimado

decoração com cimento queimado

Decoração com cimento queimado: Entre nessa!

Decoração com cimento queimado é a nova queridinha dos designers de interiores. Isso não é nenhum material novo, já é usado faz tempo, mas caiu nas graças da decoração.

O cimento queimado nada mais é do que uma argamassa, junção de cimento, areia e água. Simples!

Com o chão bem nivelado o cimento queimado é aplicado na superfície, que deve ser o mais plana possível. Depois de aplicado, ainda mole, joga-se pó de cimento seco por toda a superfície, bem espalhado.

E calma! Não é porque é cimento queimado que usa-se fogo para alguma coisa, viu? Não já nenhum maçarico ou algo do gênero, basta esperar secar o material e pronto!

Vantagens da decoração com cimento queimado:

Aparência: Rústica e diferenciada;
Versátil: Pode ser usado em diversos ambientes, sejam eles internos ou externos.
Preço baixo: O piso de cimento queimado sai entre R$ 15 a R$ 25 o m²
Aplicação: Simples e pode ser feita por cima do piso já instalado
Durabilidade: Alta, se feita da forma correta.

Desvantagens da decoração com cimento queimado:

Porosidade: O piso de cimento pode absorver partículas de sujeira e líquido se não impermeabilizado;
Trincas e Manchas: Podem surgir rachaduras e manchas ao longo do tempo. Pode ser minimizado se aplicado verniz logo após a secagem;
Escorregadio: Se molhado pode ser bem escorregadio. Não indicado para casa de idosos.
Uniformidade: Pouca.

Onde usar decoração com cimento queimado?

Esse tipo de acabamento é sempre associado a uma decoração com estilo urbano e industrial, mas não significa que deve seguir apenas essa linha de decoração para seguir a tendência.

Elementos surpresas são sempre bem vindos numa decoração. O que reparo é que esse mix de estilos de forma harmônica é o que mais aparece nas revistas de decoração.

Por ser uma técnica simples e versátil, pode ser aplicada em vários tipos de superfícies, sendo a única ressalva no interior do box do banheiro, por conta da porosidade do cimento queimado, sem falar que molhado ele fica bem escorregadio. Shampoo, condicionar e sabonete podem reagir com o material e mudar suas características.

Piso de Cimento Queimado

Uma das aplicações mais comuns na decoração com cimento queimado é no piso, onde cria um estilo rústico, sem falar que dá um toque de modernidade ao ambiente.

A vantagem do preço é muito importante se você quer decorar a casa com pouca grana. Além disso, limpar rejunte de piso escurecido é um porre, e com a decoração com cimento queimado isso não existe!

Parede de Cimento Queimado

Um modo mais econômico do que aplicar texturas ou papel de parede é utilizar a decoração com cimento queimado nas paredes. Com o cimento queimado a parede vira uma protagonista e não apenas uma coadjuvante.

Há também a alternativa de usar revestimento que imita cimento queimado, que além de similar e durabilidade, pode ser aplicado no box do banheiro e em áreas que molhem no geral.

Colunas e Nichos com Cimento Queimado

Nem sempre temos coragem em radicalizar totalmente a decoração da casa, então é possível aplicar o cimento queimado em alguns detalhes, como: Colunas, nichos ou até como bancada de cozinha e lavabo. O limite é a imaginação… e o bom senso, claro!

Tipos de Cimento Queimado

Comum

O mais utilizado por designers de interiores. Tom acinzentado com leves nuances de tons de cinza.

Branco

Para deixar a cor mais claro, basta aplicar uma mistura de pó de mármore, granito ou usar cimento branco. A tonalidade depende da quantidade de substrato utilizado. E não espere um branco puro, ok?

Colorido

Para fazer cimento queimado colorido basta aplicar pigmentos coloridos no preparo da mistura. É uma possibilidade bem interessante e permite criar diferentes tons. Para dar a tonalidade é preciso misturar um pó específico junto ao cimento antes de polvilhar sobre o piso.

São muitas possibilidades para uma decoração com cimento queimado. Use a imaginação unida ao bom senso e faça lindos ambientes na sua casa.

Fotos de Decoração com Cimento Queimado

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *