Uncategorized

Guia de decoração para apartamento pequeno

Dicas incríveis para transformar espaços pequenos e decorá-los com harmonia
apartamento pequeno morar sozinho
Imagem: Pixabay

É comum encontrarmos pessoas que se dedicam a concretizar o sonho de ter uma casa própria. Muitas delas se dedicam por anos de trabalho e muita pesquisa de imóveis até fechar o negócio.

Por mais que existam no país todo os mais diferentes tipos de imóveis à venda, em várias regiões e com todo tipo de recursos, a grande maioria não cabe no bolso de clientes com padrão de vida abaixo da realidade das classes A e B, que ainda são minoria em nosso país.

Às vezes, como alternativa para conseguir morar em um bom local, numa cidade com custo de vida mais caro, muita gente prefere abrir mão de um pouco de conforto e de algo mais espaçoso, optando pela compra de um imóvel pequeno.

E é justamente para esse perfil de cliente que as construtoras estão investindo nesse mercado mais enxuto, lançando cada vez mais imóveis com metragem próxima a 50 metros quadrados ou, ainda, opções de apartamento de 1 quarto. Ainda que eles pareçam pequenos, podem ser muito aconchegantes, funcionais e cumprir com as expectativas até mesmo de moradores mais exigentes.

Então, se você deseja aprender um pouco mais sobre como decorar um apartamento pequeno, este post é ideal pra você! Nas próximas linhas você encontrará algumas dicas incríveis para você transformar espaços pequenos em um local muito estiloso e muito bem decorado. Vamos lá? Acompanhe!

Invista no uso de soluções verticais

Prefira instalar soluções em móveis verticais para otimizar seu espaço. Ao colocar algumas estantes e armários que possam ser suspensos na parede, com uma boa quantidade de gavetas e nichos, você terá possibilidade de espaço de armazenamento adequada e poderá deixar o local bem decorado, tanto com itens de seu gosto quanto por livros, miniaturas e demais objetos decorativos. Jamais esqueça: o fato do seu apartamento ter uma metragem pequena não significará que ele não possa ser um espaço elegante e bem planejado!

Personalize as paredes

Que tal dar uma caprichada nas paredes do seu apartamento? Coloque quadros, fotografias e, quem sabe, algum papel de parede que possa mostrar sua personalidade ou uma cor que traga harmonia ao local. O ideal é que sua casa fale sobre você, que seja um ambiente acolhedor e que lhe traga bem estar. Por isso, pense a respeito de inserir itens que tenham significado às suas paredes! Lembre-se que certas cores podem mudar totalmente o astral da casa; por isso seja inteligente ao trabalhar com intensidade e necessidade de suavidade em cada cômodo que lhe permitir essa solução.

Invista em integração de ambientes

Integrar cozinha com a sala de estar e jantar poderá dar mais sensação de espaço ao ambiente, proporcionando amplitude e uma boa circulação de ar entre ambos. Para diferenciar os espaços, o uso de cores ou tonalidades particulares a cada ambiente ajudará nesse sentido. Além do mais, ter um espaço integrado pode trazer versatilidade e originalidade ao seu projeto decorativo. Outra boa ideia é fechar a sacada e remover suas portas, aumentando o espaço da sala. Verifique esta possibilidade no plano de diretrizes de seu condomínio!

Opte por móveis planejados e funcionais

Cada mobília inserida, desde que bem planejada, poupará cada centímetro quadrado existente em seu imóvel. A cozinha e os quartos são alguns dos cômodos que mais necessitam desse tipo de solução, a fim de se inserir de maneira adequada eletrodomésticos, objetos pessoais, vestuário e todo o tipo de itens que precisam estar contidos em armários. Esteja sempre atento: móveis planejados também nos banheiros e na sala de estar ajudarão seu apartamento a ter tudo no lugar, o que o deixará com um ar de organização e elegância. Se tudo estiver devidamente em seu lugar, você não sofrerá com a falta de espaço.

Abuse de cores e espelhos

O uso de espelhos na decoração tem a finalidade de aumentar a profundidade de espaço. E isso ocorre não somente em apartamentos pequenos. Por isso, pense a respeito de usar dessa estratégia para valorizar seu espaço. Especialmente na sala, esse recurso é uma peça chave para decoração, pois dá uma sensação de amplitude muito maior a ela.

Tenha muitas e muitas gavetas!

Como já dissemos anteriormente, quanto mais soluções para guardar itens você tiver, melhor será! Por isso, invista em estantes que possuam gavetas de diversos tamanhos, para todo tipo de itens. Além do mais, procure por armários, racks, pufes e  mobílias que possuam condições de ser porta-objetos. Trabalhe toda essa integração com itens decorativos que combinem com sua decoração: eles certamente trarão bastante charme e uma elegância única a cada ambiente do seu apartamento, ainda que ele seja pequeno.

Priorize uma boa iluminação

Jamais esqueça deste princípio: quanto menor um espaço for, de mais iluminação ele irá precisar. Esteja atento, pois um espaço, quanto menor for e também estiver mal iluminado, transmitirá a impressão de ser ainda menor. Então, a partir do conceito de que uma boa iluminação ajuda a trazer leveza e tranquilidade aos ambientes, esteja atento a duas possibilidades: uso de luz natural e artificial.

Quanto menos energia você gastar, melhor. Então, procure manter entradas de luz natural sem obstáculos que impeçam o sol de entrar em seu apartamento. Vale abrir nichos ou mesmo trabalhar com cores de cortinas que sejam mais sóbrias, mas que tenham forros mais escuros para momentos de necessidade de vedar a luz. Para a iluminação artificial, use luminárias e lustres que sejam capazes de aumentar o campo de luz que merece destaque.  

Tenha sempre portas de correr

Essa é outra dica quente para otimizar o espaço de seu apartamento. Tenha portas de correr, pois com elas você irá ganhar pelo menos 90 centímetros a mais do espaço de abertura que as portas convencionais necessitam. Isso ajudará os cômodos estarem sofisticados e muito mais funcionais. Uma boa opção, se você busca um imóvel para alugar, é dar uma olhada em uma kitnet para alugar em São Paulo, pois muitas delas possuem justamente esse tipo de solução.

Invista em beliches e camas com baú

Se você precisa receber visitas ou tem filhos, uma solução para um apartamento pequeno é otimizar todo o espaço possível. Assim, uma solução para os quartos é ter camas com baú embutido, solução bastante prática para guardar cobertores e edredons e, até mesmo, algumas roupas que ocupariam mais espaço nos armários.

O que achou deste guia de decoração para apartamento pequeno? Aproveite sua visita ao nosso site e compartilhe este texto em suas redes sociais!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *