Sala

Decorar casa alugada vale a pena?

Dicas para decorar casa alugada

Decorar casa alugada é algo que deva gastar energia? Nossa resposta é um enfático: SIM! Eu como locatário posso dizer com propriedade do assunto mas claro que muitas dúvidas surgem:

  • – Por que decorar uma casa que não é minha?
  • – Por que gastar meu suado dinheiro em um lugar que não sei quanto tempo ficarei?
  • – Vale a pena dedicar meu tempo para decorar casa alugada?

Decorar casa alugada é fazer daquele cantinho, mesmo que temporário, o SEU CANTINHO! Colocar um pouco da sua cara nesse espaço que você chama de lar.

Não importa se é casa própria, alugada ou emprestada, temos que nos sentir ‘em casa’. Até porque é nesse espaço que voltamos todos os dias para descansar, comer, receber nossos amigos e até criar nossos filhos.

Lar é mais do que um espaço. Lar é um local onde você se sente a vontade, que traz lembranças boas [e as vezes ruins]. Paredes brancas, sem ao menos uma lembrança, sem objetos pessoais… você se sentiria bem em um lugar desses?

Todo esse investimento não precisa ser deixado para trás como muitos pensam mas pode ser levado com você para uma outra casa, transformando esse novo local em um verdadeiro lar.

Dicas para decorar casa alugada

Móveis Versáteis

Móveis versáteis se encaixam em qualquer configuração de casa, até porque investir em móveis planejados para uma casa alugada é jogar dinheiro fora, porque provavelmente não se encaixarão em uma nova moradia.

Móveis modulares ajudam demais, então ao invés de um sofá daqueles em L, imensos, um sofá modular pode ser montado conforme o espaço disponível.

Racks com algumas portas são perfeitos para organizar algumas bagunças e cabem em todo lugar.

Reaproveitar caixotes de feira, araras é uma boa oportunidade de adaptação para qualquer espaço e ainda desenvolver mais a imaginação e criatividade.

decorar casa alugada morar sozinho
decorar casa alugada morar sozinho
decorar casa alugada morar sozinho

No meu caso, ao invés de guarda-roupa grande, robusto, optei por peças modulares de serralheria para closet, que podemos comprar em qualquer loja de material de construção e grandes centros. Monto em qualquer casa, basta furar a parede e pronto! Só vale lembrar que ao entregar a casa tem que tapar todos os furos, hein?

decorar casa alugada morar sozinho
decorar casa alugada morar sozinho

Iluminação Aconchegante

Iluminação em casa para alugar é realmente um desastre! Parece que os proprietários não se preocupam em nada com isso, porém dá para adaptar e fazer algo que possa desmontar e levar embora. Na maioria das vezes o que temos disponível é uma lâmpada central e nada mais.

Para dar aquele clima e decorar casa alugada com uma boa iluminação, opte por pequenas luminárias de chão ou de balcão e abajures.

Uma opção linda, barata, perfeita para casa alugada são os pisca-piscas, que inclusive são uma tendência de decoração faz alguns anos. Existem diversas opções no mercado, que variam desde o tamanho e cores a formatos inusitados.

Já publicamos até um vídeo em nosso canal com um tutorial para Luminária de Cimento:

Paredes Destacadas

E que tal fazer uma parede bem linda com um painel de fotos e quadros? Não é porque é preciso evitar furos na parede que ela precisa ser branca e esquálida, né?

Hoje em dia há diversos tipos de fixadores para paredes que não é preciso furar, como fitas adesivas e até mesmo cola!

Então compre algumas molduras, separe algumas fotos suas, da família, dos amigos e faça um belo mural de lembranças. Isso fará da nova casa um espaço seu, cheio de lembranças gostosas e com a sua cara! Literalmente!

Disfarce os pequenos problemas

Nem toda casa é perfeita. Aliás, nenhuma casa é perfeita na verdade!

As vezes é preciso disfarçar alguma coisinha na casa alugada que você não gosta ou que está detonada, então imaginação é uma forte aliada.

Se o piso da casa está gasto, com manchas, pode ser escondido com tapetes ou mesmo algum móvel estrategicamente colocado em cima. Cores, texturas, tecidos diferentes… coloque a mente para funcionar.

Ah, a janela é feia? Uma cortina posicionada em frente cobre a maior parte dos problemas, não? Sem falar que deixa a casa mais aconchegante e ajuda na decoração da casa alugada.

O problema são os azulejos? No mercado existem diversos desenhos, cores, texturas, tamanhos para acabar com essa pequena imperfeição. Além disso, dão um charme a mais a cozinha, principalmente se for aquelas todas brancas e monótonas.Decorar casa alugada por ser uma grande dúvida, mas já que não podemos reformar, há diversas saídas para fazer da casa nova o seu lar. E que seja eterno enquanto dure o contrato da casa alugada!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *