Dicas para viver bem gastando pouco

viver bem gastando pouco

Gastando pouco e vivendo bem

 Sabe aquela frase: Menos é mais? Apesar de vivermos em um mundo extremamente consumista, onde somos bombardeados de campanhas publicitárias para comprarmos produtos que muitas vezes não precisamos, é possível viver bem gastando pouco.

Não temos que necessariamente gastar muito dinheiro e tempo para viver bem, não há um mistério para vivermos bem gastando pouco.

Gastando pouco

Qualidade de vida: O que é isso?

A sociedade nos ensina que precisar TER para SER, mas há um engano cultural enorme nisso. Não precisamos daquele carro de luxo do ano para sermos felizes. Não precisamos daquela celular de última geração que faz café, esquenta comida e ocasionalmente faz ligações.

Comprar muitas vezes é impulsivo e compulsivo, tanto que há uma doença que atinge uma parcela considerável da população, a doença é a oniomania.

Não defina sua qualidade de vida com base no que você tem ou gostaria de ter, mas sim em que você é ou gostaria de ser. Há bens mais preciosos do que o dinheiro pode comprar: amor, família, amizade, carinho…

viver bem gastando pouco

Esteja satisfeito

Sentir-se satisfeito é um estado de espírito. É importante aprender a diferenciar o que é desejo e o que é necessidade, com isso você poderá viver bem gastando pouco.

Desejo: Aquele vontade de ter algo seja barato ou caro.
Necessidade: Ter um produto porque ele realmente tem utilidade na sua vida.

Confesso que as vezes compro por desejo, até mesmo impulsividade, mas tento sempre me segurar para não me acabar nas compras e para isso faço sempre uma lista dos produtos que quero comprar, assim avalio se tenho mesmo necessidade de te-lo naquele momento.

viver bem gastando pouco

Autocontrole

Reze, mas reze muito para manter o autocontrole nos passeios do shopping ou navegando pela internet. Dois pontos que nos pegam de jeito, seja com uma vitrine muito bem montada para nos fazer comprar ou com os banners nos sites, blogs, aplicativos e até games. Fuja da tentação e reze 10 Pai Nosso!

Materialize seus objetivos

Escrever suas metas é essencial para viver bem, só assim elas começam a se materializar na vida.

Tenha um caderno exclusivo para isso e anote tudo que gostaria de fazer, mas sempre pensando na necessidade disso. Depois é hora de definir prazos e planos de ação. Agora se o objetivo é mais trabalhoso, quebre esse objetivo principal em objetivos menores, como um passo a passo para atingir a meta principal.

Administre seu tempo

Todas as pessoas do planeta têm as mesmas 24 horas no dia para realizar suas tarefas, então porquê algumas conseguem realizar tudo, crescer na vida pessoal, profissional e amorosa, enquanto outras permanecem estagnadas? O segredo é administrar bem o tempo.

Já falamos da importância de planejar seu dia ao levantar da cama, e nada melhor do que esse simples hábitos para realizar todas as tarefas do dia, né?

Você tem a memória da Dori e esquece tudo? Então vale colocar o celular para despertar ou até mesmo apps como o Any.do, um aplicativo de gerenciamento de tarefas bem legal. Download: AndroidItunes.

viver bem gastando pouco

Viva dentro de suas posses

Almejar uma vida mais tranquila é fundamental e todos praticamos, mas tentar viver uma vida que não consegue manter é burrice! Viva dentro de suas posses e estabeleça um orçamento realista para viver bem e, além de tudo, economizar. Demos algumas dicas para economizar dinheiro e ainda se divertir gastando pouco.

Tem um amigo com poder aquisitivo mais alto? Poxa, que legal! Só não tente acompanhá-lo em todas as viagens para a Europa, ou Maresias, ou baladas carérrimas que ele curte. Seu cartão de crédito agradece!

Seja feliz! As melhores coisas da vida são grátis, como olhar um lindo pôr do Sol, uma conversa bacana com seus amigos e familiares, um beijo roubado na chuva, uma caminhada pelo parque para contemplar a vida. Foque no que realmente vale a pena e viva bem gastando pouco.