Portaria

Economizar para não fechar o mês no vermelho

Economizar: Aprenda com a regra do 50-15-15

economizar

A maioria das pessoas não tem controle sobre seus gastos e por isso vivem fechando o mês no vermelho e para isso é preciso fazer os gastos caberem dentro da renda mensal.

Economizar é uma luta árdua, difícil mesmo, já que somos bombardeados a consumir tudo que vemos pela frente, seja o celular de última geração, o carro que lançou semana passada ou até mesmo aquele par de tênis para correr, mas com uma simples regra chamada 50-15-35 você conseguirá economizar, mas para isso basta focar em dois simples objetivos:

1. Parar de fechar o mês no vermelho.

2. Começar a guardar dinheiro.

Das diversas formas de economizar, uma das que mais deu certo para mim foi a regra 50-15-15, que são grupos de gastos para qualquer pessoa, principalmente se você quer morar sozinho.

50% para gastos essenciais

economizar

Os gastos essenciais são todas as necessárias para você se manter no dia-a-dia: aluguel, condomínio, faculdade, pós-graduação, plano de saúde, transporte e alimentação são grandes exemplos desses gastos. Logo, entram nessa categoria gastos como: conta de luz, gás, telefone, passagem de ônibus, gasolina, aula de inglês, convênio médico, remédios, terapia, feira e supermercado.

15% para prioridades financeiras

Prioridade financeira se baseia em como está sua situação econômica no momento:

Estou endividado:

economizar

Sua prioridade financeira é quitar as dívidas o quanto antes e, acima de tudo, não contrair novas dívidas. Se você extrapolou muito e suas dívidas são muito altas, será preciso mais do que 15% para com elas e para isso é necessário cortar os gastos no grupo dos 35% e dos 50%, que mesmo sendo gasto essencial sempre dá para economizar na conta de luz, água, celular ou até mesmo diminuir a velocidade da sua internet.

Não estou endividado: [Raridade]

economizar

Sua prioridade financeira é poupar parte do seu salário para planejar a conquista de novos objetivos a médio e longo prazo. Guardando 15% da sua renda por mês você deverá construir um fundo de emergência de 3 a 6 salários, assim você se protege nos momentos de incerteza que podem aparecer pelo caminho e não se jogar no cheque especial quando acontecer um imprevisto.

35% para manter seu estilo de vida

economizar

Como os dois tipos de gastos anteriores em ordem na sua vida e conta corrente você está livre para gastar dinheiro com o que te dá prazer. As despesas relacionadas com estilo de vida são todas aquelas que não são essenciais na sua vida, ou seja, podem ser cortadas a qualquer momento se o cinto apertar, mas são muito importantes para que você se divirta e aproveite a vida. Afinal, não estamos aqui só para pagar conta, mas para viver também.

Nesse quesito entram bares [cerveja], baladas, academia, salão de beleza, viagens, tv a cabo, compras e tudo mais que te dá prazer.

O importante é entender que antes de gastar com estilo de vida precisa estar com os gastos essenciais e prioridades financeiras em ordem. Entendendo isso tudo correrá bem e você sairá do vermelho rapidinho.

Vamos começar a economizar?

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *