Sala

Feng Shui: Harmonizando ambientes

feng shui

Feng Shui é a arte milenar usada para organizar a vida do ser humano através das ciências naturais voltada para a casa, trabalho e outros ambientes.

Com mais de 5 mil anos, utiliza-se da observação da natureza e usa como conceito o Tao, Ying e Yang, energia Chi e os 5 elementos, associado ao estudo das cores, relevo, clima e formas. De acordo com o feng shui o ambiente em que vivemos conta uma história a nosso respeito então se soubermos alterar essas energias podemos mudar a nossa própria história para melhor!

A função do feng shui é favorecer uma vida saudável e equilibrada para as pessoas, atrair abundância, prosperidade, harmonia e sucesso em todos os aspectos da vida e o grande segredo é harmonizar essa energia pela casa trazendo a realização dos sonhos de cada pessoa.

Engana-se quem pensa que o feng shui deve ser usado apenas no ambiente familiar, cada vez mais empresas usam dessa técnica para potencializar seus negócios e melhorar de forma significativa o sucesso empresarial.

Feng Shui: O Baguá

feng shui baguá

O Baguá tem sua origem no I Ching que, além de um oráculo, é um empreendimento feito por sábios chineses há milhares de anos, conhecido como O Livro das Mutações.

Os padrões são analisados utilizando um conjunto de oito trigramas. Cada trigrama consiste de três linhas. Uma linha é continua e a outra quebrada. A linha quebrada representa a força yin, o principio feminino e a linha contínua representa a força yang, o princípio masculino, que combinadas representam simbolicamente as forças que atuam na natureza e as leis que regem o universo.

Octógono baguá, constituído pelos oito trigramas básicas que representam as áreas da vida humana e relacionam-se com os cinco elementos.

O baguá deve ser alinhado à parede onde está a porta de entrada da casa. A área do trabalho deve ficar no meio da parede. A porta em si poderá estar no guá da espiritualidade, trabalho ou amigos. Encontrado este ponto, é só seguir a sequência dos guás.

feng shuiNa imagem a esquerda podemos ver o baguá aplicado na planta inteira, mas pode ser aplicado em cada cômodo individualmente e até mesmo numa mesa de trabalho.

Fontes de água – Água é símbolo de prosperidade, riqueza e fartura. Sempre em movimento ela ativa o aumento de prosperidade. Ideal para ser colocada na área do trabalho ou prosperidade.

Cristais – Fontes naturais de energia. Alguns exemplos: quartzo rosa é ótimo para ser colocado no quarto do casal para atrair amor; turmalina negra é ideal para ser colocada na sala para proteção contra energias negativas.

Prisma de água – Usado para energizar ambientes. Tem que ser utilizado com água e colocado numa janela que bata bastante Sol.

Flautas de bambu – Por ter uma força ascendente, são utilizadas para resolver os problemas de existência de vigas que são desfavoráveis. O chi entra e sai pela flauta, fazendo circular a energia pelo local. O bambu representa estabilidade, segurança e paz.

Plantas – São indispensáveis para renovar a energia dos ambientes. São as aspirinas do feng shui. As plantas trazem o bom Chi para dentro de casa desde que estejam saudáveis e vistosas

Feng Shui: As cores

Já demos dicas de cores para decoração, mas dessa vez entraremos na parte que explica o que cada cor traz unida ao ambiente da sua casa.

feng shui cores

Branco: A cor da pureza, perfeição e amor divino. Combina todas as cores e reflete luz e calor.
Efeitos da cor: Traz para o ambiente a sensação de limpeza e frescor, mas também de frieza. Evitar em climas frios, salas de espera e quartos de criança. Seu excesso pode causar irritação e impaciência devido à falta de estímulos.

feng shui

Amarelo: É a cor do sol, sabedoria, felicidade, imaginação e boas energias. A cor que o olho humano melhor capta. Pessoas com tendências para esta cor estão sempre em busca de novidades e autossatisfações. Usada por pessoas um bom direcionamento para os negócios e com forte senso de humor. Usada para iluminar ambientes escuros.
Efeitos da cor: Estimula, ativa a mente, anima, alegra e aquece. Na versão dourado, estimula ganhos materiais. Evitar em locais de meditação e áreas de descanso.

feng shui

Azul: É a cor do céu, mar, mistério e espiritualidade. É uma cor que purifica e dissolve energias negativas.
Efeitos da cor: Refresca e esfria o ambiente, leva a contemplação e a espiritualidade, relaxa e produz um clima noturno quando usada em tons mais escuros. Promove a serenidade, inspiração, paz e tranquilidade. Usada em excesso causa apatia, melancolia, duvidas e desconfianças.

feng shui

Verde: É a cor da da vegetação. Onde há verde, há vida! Esta ligada ao crescimento, juventude, esperança no futuro e abundância. Associada a cura, é a cor da harmonia e do equilíbrio. É uma cor geralmente apreciada por pessoas gentis e sinceras.
Efeitos da cor: Promove a ligação com a natureza, gerando paz e tranquilidade ao ambiente. Promove o desejo de cooperação, amplia os sentimentos de justiça e liberdade. Estimula a renovação, cura, harmonia e fertilidade. Pode ser usado praticamente em qualquer ambiente, mas o excesso pode levar à avareza, ciúme, inveja e preconceitos.

feng shui

Lilás: Cor associada à intuição, espiritualidade e transformação. Combina a paixão e a energia do vermelho ao relaxamento, calma e espiritualidade do azul.
Efeitos da cor: Auxilia no auto conhecimento, evolução interior, transformação, abrindo a mente para a percepção. Aumenta a auto estima e indica poder. Seu excesso pode causar dispersão.

feng shui

Rosa: É a cor do amor incondicional, romance, carinho e afeto.
Efeitos da cor: Estimula a maturidade, a compreensão, dedicação, delicadeza, auto estima, charme, gentileza e o amor puro. Dissolve as mágoas e desperta o instinto maternal. Seu excesso pode gerar arrogância e excesso de auto estima.

feng shui

Preto: Preto é a cor do mistério e do poder. Nada revela e pouco faz para iluminar, exigindo grande concentração da visão. Absorve todas as cores e a luz sem refleti-las para o ambiente.
Efeitos da cor: Expressa força, emite calor, gera mistério e oculta formas. Evitar em locais destinados à higiene, cura e locais onde há crianças. O excesso pode causar angustia, depressão, tristeza e desanimo principalmente em pessoas já com sintomas de depressão. Use com muito cuidado.

feng shui

Feng Shui: Pontos de Energia

feng shui pontos principais

Porta de entrada

O principal ponto de energia no feng shui de uma casa é a porta de entrada. Ela é considerada boca da casa e o Chi que entra por ela é distribuído por todos os cômodos e terá efeito sobre a saúde e prosperidade da família.

A porta de entrada deve estar em perfeito estado de conservação, quanto mais bonita e vistosa melhor será a qualidade do Chi a entrar por ela. Uma fechadura dourada ajuda a atrair prosperidade.

Sala de jantar

A sala de jantar onde se come a comida que foi preparada na cozinha. Este local combina a energia nutritiva com a social. Se este cômodo for usado diariamente pode ser um lugar muito dinâmico. A mesa deve ser redonda, oval ou com as bordas arredondadas, deve ter um número par de cadeiras bem confortáveis.

Um grande espelho refletindo a mesa tem a função de duplicar a prosperidade. Fora dos horários das refeições mantenha no centro da mesa um fruteira farta ou um belo arranjo de flores.

Dormitórios

Considerado o terceiro item mais importante no feng shui. Passamos nele praticamente um terço de nossas vidas por este motivo devemos tratá-lo como um santuário, livre do estresse da vida moderna. O quarto é onde recuperamos a energia perdida e também construímos a base de um relacionamento feliz.

A cama deve ficar posicionada de maneira a se ter visão da porta de entrada, mas que não esteja diretamente voltada para ela, se for este o caso pendurar um cristal multifacetado entre a porta e a cama.

No caso de suíte manter a porta do banheiro sempre fechada e se a porta se abrir diretamente para a cama também colocar um cristal entre elas. A cabeceira da cama deve sempre estar encostada numa parede desde que não seja partilhada com banheiro ou cozinha principalmente com o vaso sanitário e o fogão.

Uma viga exposta não deve cruzar a cama porque prejudica a saúde e o relacionamento entre casais se esta cortar a cama verticalmente. Uma solução é rebaixar o teto.

Sala de estar

É o primeiro lugar a ser avistado, por isso deve passar uma mensagem de boas vindas. Deve ser um lugar acolhedor, confortável e tranqüilo. O sofá não deve estar de costas para a porta de entrada e os móveis devem ser dispostos de maneira que estimulem o convívio social. A iluminação deve ser diversificada para ser usada conforme a necessidade.

Banheiros

Melhor seria que ficassem fora de casa como antigamente. O banheiro é relacionado com o elemento água e para os chineses a água é relacionada com o dinheiro, portanto muito desperdício de água afetará as finanças da casa. Alguns cuidados básicos devem ser tomados para evitar este problema. As portas dos banheiros devem estar sempre fechadas e a tampa do vaso sanitário sempre abaixadas.
Consertar torneiras pingando e vazamentos que além das finanças prejudicam também a parte emocional. Tenha sempre no banheiro elemento madeira que ajuda a conter o Chi desperdiçado através da água. O ideal são as plantas naturais, mas podem ser também objetos de madeira ou na cor verde.

Espero ter ajudado com essas dicas de feng shui, porque um pouco de ajuda não faz mal a ninguém! E bora ser próspero.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *