SalaUncategorized

Iluminação artificial que imita a luz do Sol

iluminação artificial

Iluminação Artificial igual a luz solar

A luz do Sol é sinônimo de vida e também alegrias. No inverno aquela preguiça de levantar da cama ou de fazer qualquer esforço físico no frio tem uma explicação científica e pode ser até o início de depressão.

A melatonina, hormônio produzido principalmente a noite ou na ausência de luz, proporciona o relaxamento corporal, cansaço e sonolência e por isso uma maior indisposição nos dias de inverno em que o Sol mal aparece.

Em lugares em que no inverno o dia é muito curto, quase sem luminosidade, o indivíduo vai ficando cada vez mais oprimido e pode ter uma depressão de inverno‘, disse José Hamilton Vargas, da Associação Brasileira de Psiquiatria.

O risco de depressão aumenta porque o cansaço envia para nosso cérebro mensagens de estresse. Sem luz ele para de produzir energia e é como se recebesse um sinal de que poderia hibernar.

Para ajudar cientistas italianos inventaram a CoeLux, um sistema de iluminação artificial que imita com perfeição a luz solar. O efeito é tão real que nosso cérebro não consegue distinguir que aquilo não se trata do Sol de verdade. Até câmeras digitais são enganadas por essa iluminação artificial.

iluminação artificial

iluminação artificial

A Coelux usa uma pequena camada de nanopartículas que simula com precisão a luz do Sol, seu comportamento e interação com a atmosfera terrestre, esse efeito é conhecido como Dispersão de Rayleigh. E assim a temperatura da cor e a qualidade da luz é a mesma que a do nosso astro rei.

O sistema é muito indicado para trazer iluminação a ambientes com pouco ou nenhuma interação externa, trazendo a iluminação artificial natural para qualquer ambiente, independente de sua posição na construção da casa ou escritório. O sistema imita perfeitamente uma clarabóia, trazendo um pouco de alegria e luz para o local.

iluminação artificial iluminação artificial

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *