Morar Sozinho na terceira idade

morar sozinho na terceira idade

Morar Sozinho na terceira idade

Quando falamos em morar sozinho a maioria pensa em jovens saindo de casa, mas esquecem que morar sozinho na terceira idade também é uma realidade e um grito de liberdade tão ensurdecedor quanto dos jovenzinhos aprendendo as duras batalhas da vida.

Morar sozinho na terceira idade é tão libertador e complicado como quando se é jovem, há algumas dificuldades iguais [como pagar as contas, limpar a casa, solidão], outras diferentes [acidentes em sua maioria], mas é tão compensador como quando se tem alguns anos [ou décadas] a menos.

Morar Sozinho na Terceira Idade

O Brasil caminha para ser um dos países com mais idosos no mundo, passará a 6° lugar em breve, duplicando a quantidade de homens e mulheres acima dos 60 anos em questão de uma década. A melhora na qualidade de vida e das tecnologias da saúde contribuí  diretamente a esse aumento. Pena que o aumento na aposentadoria não acompanha esse crescimento, né?

Grande parte dos experientes idosos moravam com as famílias mas com o tempo foram casando os filhos, enviuvando, se separando e por fim voltaram a morar sozinhos. Só não pense que morar sozinho na terceira idade é algo triste como muitos imaginam, a qualidade de vida de muitos deles têm melhorado a vistas significativas e um novo nicho de mercado cresce, o da terceira idade, ou melhor idade.

Morar sozinho na terceira idade também requer cuidados, já que não tem a família por perto caso aconteça algo. Vamos aprender a como diminuir um poucos as dificuldades e riscos em morar sozinhos na terceira idade:

Escadas e Corrimões

morar sozinho na terceira idade

O melhor imóvel para alguém na melhor idade morar é numa casa térrea, evitando tombos que muitas vezes podem ser fatais para esses alegres velhinhos e velhinhas, mas se não for possível nada como instalar corrimões nos dois lados das escadas, rampas e degraus, assim têm mais apoio.

Banheiro

morar sozinho na terceira idade

Ter portas largas na entrada do banheiro, e de toda a casa, ajuda na locomoção até mesmo se esses idosos usam bengala, andador ou cadeira de rodas. Piso antiderrapante na área do banho é essencial para evitar tombos feios. Barras devem ser instaladas no box do banheiro e também ao redor do vaso sanitário. Evite tapetes!

Cozinha

morar sozinho na terceira idade

Utensílios domésticos mais usados devem ficar em armários e prateleiras baixas, de fácil acesso para o idoso, evitando que suba em escadas ou cadeiras para alcançar. Para facilitar o dia a dia mantenha geladeira, fogão e pia próximos. A pia perto da janela ajuda muito a iluminar e manusear os alimentos sem riscos. Mais uma vez: Evite tapetes, eles causam muitos acidentes fatais em idosos!

Quarto e Sala

morar sozinho na terceira idade

Um poltrona confortável com apoio de cabeça e braços facilita muitos, ainda mais na hora de sentar e levantar. No quarto uma mesinha com lanterna e abajur ao lado da cama ajuda muito caso tenha que levantar no meio da noite. Manter um copo de água também, já que evita o caminho até a cozinha caso sinta sede a noite. A cama precisa ter altura suficiente para que o idoso alcance o chão com os pés se estiver sentado.

Iluminação

morar sozinho na terceira idade

Casa iluminada é essencial para evitar acidentes, é preciso manter todos os ambientes bem claros, viu? Distribuir diversos interruptores em pontos chaves da casa é importante, isso evita que o idoso caminhe pela casa no escuro ou meia luz. Isso evita mais acidentes do que parece!

Morar sozinho na terceira idade é alegria e independência! É aproveitar a vida e toda a bagagem adquirida ao longo dos anos, desfrutando de muitas felicidades.

Não está na melhor idade ainda mas tem um vovô ou uma vovó que mora sozinha? Então aplique essas dicas e truques para morar sozinho na terceira idade na casa deles e desfrute muito anos ao lado dos bons velhinhos.

Seu vovô/vovó está Facebook? Compartilhe com eles também!