Portaria

Organizar as contas: 5 dicas infalíveis

organizar as contas morar sozinho

Organizar as contas sem complicação

Organizar as contas pessoais pode ser um desafio e tanto, ainda mais para quem mora sozinho. Bancar a casa em que bancar a casa é tenso e sair do vermelho é importante pagar em dia. Guardar os recibos também é muito importante!

Veja algumas dicas para organizar as contas e sair do vermelho!

Dicas para organizar as contas

Liste as contas

Antes de mais nada é importante organizar as contas e listá-las. Coloque todas as informações possíveis com descrição, valor e data de vencimento. Além disso insira uma coluna no final com o valor a ser pago, para ter uma visão geral dos gastos. A melhor forma para listar gastos é usar uma planilha, o que facilita a consulta. Temos um exemplo de Planilha Receitas e Despesas para você baixar.

Priorize o pagamento de algumas contas

Contas essenciais tem prioridade no pagamento, como aluguel, condomínio, água e luz. Isso porque não se pode correr o risco de deixar de pagar alguma porque o dinheiro ficou curto demais. Coloque o vencimento para logo após dia de pagamento assim se livra logo dos boletos.

Livre-se das dívidas

Organizar as contas pessoais é uma das primeiras lições que precisamos aprender para morar sozinhos e aprender a quitar as dívidas de forma eficaz é tão importante quanto. Não tente tapar o Sol com a peneira e fingir que não existe nenhuma dívida, seja honesto consigo que tudo ficará mais fácil.

Coloque no papel tudo o que deve e defina um prazo para pagar os valores. Dívidas caras, como cartão de crédito e cheque especial devem ter prioridade máxima, já que os juros são altos demais. Livre-se delas em primeiro lugar.

Com as dívidas controladas e pagas você não precisará nada além de trabalhar para não se endividar novamente.

Controle os gastos no cartão de crédito

Cartão de crédito é uma ótima ferramenta para quem mora sozinho, mas se usado de forma errada é como um caminhão desgovernado, pronto para acabar com a vida do motorista incauto. Para não se acabar em dívidas no cartão de crédito priorize o pagamento das contas à vista, controle seu saldo checando diariamente o limite do cartão de crédito e nunca caia na armadilha do pagamento mínimo do cartão, pague a fatura integral.

organizar as contas morar sozinhoorganizar as contas morar sozinho

Não se esqueça de investir

Não basta apenas pagar e organizar as contas, é preciso investir! Depois de organizar as contas e criar uma reserva financeira que seja de pelo menos 2 vezes seu salário, busque algum investimento a longo prazo. Há diversas opções no mercado como renda fixa, CDB, Tesouro pós-fixado, LCI, LCA, mas antes disso verifique os gastos que podem ser cortados para juntar mais e mais dinheiro. Importante: Consulte um economista ou conhecedor da área para que o ajude a definir melhor onde aplicar de forma correta.

Organizar as contas é essencial para morar sozinho, por isso siga essas dicas e truques para economizar e tenha uma vida financeira saudável.

Organizar as contas não é um bicho de 7 cabeças!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *