Pão de Queijo de Caneca – Uma delícia

pão de queijo de caneca morar sozinho

Delicioso Pão de Queijo de Caneca

Se pão de queijo já é bom, imagina um pão de queijo de caneca? Pois é, essa delícia mineira acessível para quem vai morar sozinho. Não fica igualzinho ao original, mas chega bem perto.

O pão de queijo surgiu no estado de Minas Gerais no século 18. Sua origem é bem incerta, mas sabemos que se popularizou bastante na década de 50 no Brasil todo.

Apesar de chamarmos de pão de queijo, não passa de um tipo biscoito de polvilho azedo ou doce acrescido de outros ingredientes. Vide receita de pão de queijo de caneca abaixo.

Há diversas receitas, mudando alguns ingredientes e tipos de queijos usados, bem como o resultado final dessa delícia. O que define bem as receitas é o uso de polvilho de mandioca e algum tipo de queijo. Isso não falta em nenhuma receita.

Os tipos de queijos usados variam muito, mas os mais utilizados são mussarela, parmesão e o tradicional queijo de minas curado e queijo de minas padrão.

Existe um tipo de pão de queijo que é escaldado utilizando água fervente. Nunca comi, mas dizem que o sabor fica bem próximo do natural, porque no processo de escaldamento a massa fica pré cozida.

Esse pão de queijo de caneca é perfeito para um lanchinho a tarde vendo tv. Rápido de fazer como todas as receitas de caneca, inclusive aquele Quiche de Caneca que já falamos aqui.

Receita de Pão de Queijo de Caneca

Ingredientes:
– 1 ovo
– 4 colheres (sopa) de leite
– 2 colheres(sopa) de óleo
– 4 colheres (sopa) de polvilho azedo (ou doce)
– 1 /2 colher (sopa) de fermento em pó
– 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
– 1 pitada de sal.

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes e coloque em uma caneca untada com óleo. Essa receita dá duas porções bem servidas naquelas canecas grandes.
Leve ao microondas em potência máxima por 1 minuto e depois vá colocando o tempo aos poucos até perceber que está bem cozido.

Receita rápida e simples de fazer.