Banheiro

Você está pronto para morar sozinho?

pronto para morar sozinho

Pronto para morar sozinho?

Sair da casa dos pais e ter sua independência é uma grande prova de amadurecimento. Como todas as experiências nos tornamos pessoas mais preparadas para aguentar os solavancos da vida e seguir em frente já que morar sozinho tem dois lado, o bom e o ruim, mas será que você está pronto para morar sozinho?

Pronto para morar sozinho?

Aluguel e Contas

pronto para morar sozinho O dinheiro move o mundo, infelizmente. É com ele que você paga aluguel, condomínio, água, luz, internet e comida! Não adianta sair de casa com um grande sonho se você não consegue sustentá-lo e voltará para a casa dos pais em pouco tempo.

Faça as contas de quanto você ganha e pesquise valores de locação daquilo que você quer. Será casa ou apartamento? Kitnet ou terá quartos separados? Qual o bairro que pensa em morar? Juntando essas informações passe a pesquisar nos diversos sites de imóveis no país. É uma boa ferramenta e terá um ideia clara de quanto precisa só para alugar e junto a isso ainda tem que pensar no seguro fiança ou depósito!

Pense em um valor para separar para as contas de água, luz e internet! Itens essenciais na vida de qualquer um. Ah, e some a isso a tv a cabo se você faz muita questão. Eu só com internet me viro muito bem já que uso a antena do prédio para canais abertos e assisto todos os programas que gosto online. Ou ainda dá para baixar via torrent.

Você está pronto para morar sozinho?

Alimentação

pronto para morar sozinho

Calcular alimentação é mais complicado, porque isso varia de pessoa para pessoa. Alguns comem mais, outro menos, outros tantos preferem marcas caras, outros não se importam com marcas mais baratas.

Saiba que é importante fazer um cálculo, mesmo que aproximado, de quanto pretende gastar com alimentação durante o mês. Recebe vale alimentação no trabalho? Melhor ainda! Use-o para fazer a despesa do mês.

Claro que se pode contar com os pais no início, mas será que é bacana isso já que você busca independência e novas experiências? Acredito que é passando pelos obstáculos da vida que aprendemos tudo e buscamos coisas melhores.

Sem falar que ainda tem que saber cozinhar. Consegue preparar pelo menos um arroz, feijão, um bife e fritar um ovo? Se a resposta é sim, já não passa fome. Se a resposta é não aprenda a cozinhar conosco!

Você está pronto para morar sozinho?

Móveis e afins

mobiliar a casa morar sozinho

Talvez a parte mais cara em morar sozinho seja comprar os móveis. Precisamos de tantas coisas para viver com o mínimo de dignidade que sai caro. Essencialmente precisamos de cama, geladeira e fogão. Confira a lista de eletrodomésticos essenciais na vida de quem mora sozinho.

Já falamos algumas vezes sobre como fazer seu próprios móveis, o que economiza uma boa grana. Aprenda a fazer sua própria cama, sofá ou até mesmo uma decoração nerd!

Limpeza

pronto para morar sozinho

Uma casa não se limpa sozinha, por isso tenha consciência que a limpeza é por sua conta ou terá que pagar alguém para limpar para você. Os valores são um pouco salgados, por isso prefiro eu mesmo limpar a casa e até mesmo lavar roupa na máquina de lavar, por isso fique ligado que sempre temos dicas bem legais para facilitar o dia da faxina.

Solidão

pronto para morar sozinho

Morar sozinho é solitário as vezes, ainda mais para quem está acostumado a chegar em casa e ter um monte de gente para conversar. As vezes, a única pessoa que se têm para conversar é a si mesmo e isso é um pouco solitário.

Por mais que tenhamos diversas redes sociais, nada como um bom papo pessoalmente, porém é importante entender que você precisa ser sua melhor companhia.

Você pode chamar algumas pessoas para te visitar ou até mesmo comprar um animal de estimação que faça companhia… ou simples, aprender a viver sozinho e não dar bola para isso. É isso ou dividir apartamento com alguém. Eu por exemplo comprei uma linda cachorra, que por mais que apronte, é uma grande companhia.

Acima de tudo é importante ter coragem para morar sozinho. Muitas vezes não temos a grana necessária para sair de casa e vivemos no vermelho no banco, mas é sempre um grande aprendizado e nos torna cada vez mais maduros. De repente você pode nem ter tanta grana assim para se mudar, mas passa a se empenhar mais para conquistar seu cantinho e com o tempo as coisas se normalizam. Seja perseverante, que tudo dá certo no fim.

Você está pronto para morar sozinho?

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *