Salão de Festas

Dicas para uma noite de queijos e vinhos

queijos e vinhos

Queijos e Vinhos: Uma delícia no inverno

Nem só de pizza e delivery vive quem mora sozinho, ainda mais quando é para receber amigos em casa. Estamos em pleno inverno, por mais que as temperaturas não estejam muito baixas, uma noite de queijos e vinhos é sempre benvinda, ainda mais com a companhia dos amigos.

Escolha qual ambiente recepcionará os amigos com queijos e vinhos. Uma mesa central, pode ser a de jantar, com uma boa tolha serve muito bem. Os convidados devem ter liberdade de circular pela mesa confortavelmente. A decoração da mesa pode ser com flores e velas, que darão o clima da festa.

A escolha dos queijos

queijos e vinhos

Depois de escolher o local, é hora de definir os queijos, variedades e quantidades a servir.

Escolher os tipos de queijo é simples, basta escolher 2 tipos de cada grupo e sua recepção será perfeita. Tá com pouca grana, então escolha um queijo de cada grupo que não fica feio.

  • Queijo forte – Roquefort, Gorgonzola, Taleggio, Valençay, Tilsit, Tilsit com Kümmel (cominho), Limburgo, Pont’-l’-Evêque.
  • Queijo forte de textura dura – Parmesão, Gran Padano, Gruyère;
  • Queijo firmes de sabor suave – Ementhal, Gouda, Reino, Serro, Caccia-Cavallo;
  • Queijo cremoso suave – Brie, Camembert, Saint Paulin, Chevre, Tête-de-Moine.

O cálculo é parecido com o de churrasco, cerca de 300 gramas para cada convidado. Se houver muitos tipos de queijo, sugiro que diminua para cerca de 250 gramas por pessoa. Até porque não haverá apenas queijos nessa mesa, terá acompanhamentos!

A escolha do acompanhamento

queijos e vinhos

  • Pães: Os pães compõe a noite perfeitamente. Ofereça 3 tipos diferentes. Baguete, pão ciabata e pão italiano são os meus preferidos.
  • Frutas: Além de combinar perfeitamente com uma noite de queijos e vinhos, decoram a mesa. Uvas, damasco, morangos, maçãs, peras são sempre uma boa opção. Não pode esquecer das nozes e castanhas em geral por que combinam bastante.
  • Tábua de frios: Se você acha que servir apenas queijo é pouco, que tal caprichar em uma tábua de frios? Alguns tipos de presunto e salames caem bem.
  • Patês, geleias, azeites especiais e  mel: Esses itens incrementam a mesa, sem falar que são uma delícia. Acho que incrementam bastante! Queijo brie com mel é uma delícia!
  • Sopas e caldos: Ainda acha que os convidados não curtirão apenas queijos e vinhos, então capriche em uma sopa ou caldo de aspargos ou brócolis.

Que tal servir algumas pastas de queijos para comer com os pães?

Pasta de Roquefort
Ingredientes:
250 gr de creme de leite azedo
250 gr (1 triângulo) de queijo tipo Roquefort
1 vidro pequeno de cerejas ao marrasquino
Preparo:
Corte as cerejas em pedacinhos e amasse-as depois com o queijo, e o creme de leite. A calda das cerejas também deve ser incorporada à mistura.

Pasta de Gorgonzola
Ingredientes:
250 gr  de creme de leite azedo
1/2 kg (ou 2 triângulos) de queijo gorgonzola
1 colher (chá) ou mais de pimenta calabresa, seca
pimenta-do-reino, se quiser, de preferência moída na hora
cerveja o quanto baste (pode ser clara ou escura)
Preparo:
Amasse com o garfo, os queijos com o creme de leite. Junte a ou as pimentas e vá adicionando cerveja até conseguir uma consistência pastosa.

A escolha do Vinho

queijos e vinhos

A quantidade de bebida em uma festa é sempre complicado de calcular, porque cada pessoa tem um limite, porém no caso de vinho você pode calcular 1 garrafa, de cada tipo, para cada 3 pessoas que está ótimo.

Escolher que tipo de vinho servir não é difícil com as dicas que daremos e também não sai um rim, viu? Além disso você pode conversar com seus amigos e pedir que cada um traga uma garrafa de determinado tipo de vinho, assim não fica pesado para ninguém.

Importante definir que tipo de vinho cada um trará para não ter diversas garrafas de um e nenhuma de outro, mas em todo caso compre pelo menos 1 garrafa de cada tipo, caso falte.

  • Queijo forte –Vão bem com vinhos tintos frisantes, como Bonarda, Barbera, Lambrusco, Bordaux e ainda melhor com vinhos brancos aromáticos, como Sauvignon ou Gewürztraminer.
  • Queijo forte de textura dura – Servidos como aperitivos ou fora da refeição devem ser combinados espumantes secos ou champanhe.
  • Queijo firmes e cremosos de sabor suave – Combinam com vinhos brancos, suaves e levemente aromáticos com Suaves, Chardonnay.

É preciso alguns cuidados na escolha do vinho. Queijos muito gordurosos, como o parmesão, são difíceis de digerir. Se misturamos com um vinho muito doce e de alto teor alcoólico, como o Porto, o efeito pode ser desastroso.

Organizar uma noite de queijos e vinhos em casa não é um bicho de 7 cabeças e com certeza seus convidados ficarão alegres, em todos os sentidos, com uma recepção como essa em sua casa.

Infográfico Queijos e Vinhos:

queijos e vinhos

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *