Sala

Tapete na decoração: Tudo o que você precisa saber

tapete na decoração

Tapete na decoração

Usar tapete na decoração não é algo tão simples quanto muitos pensam, há diversas coisas a se pensar como:

Qual o tamanho certo de tapete?
Como combinar o tapete com a decoração?
Qual o material do tapete mais indicado?

O uso de tapete não decoração é um pouco controverso entre as pessoas, enquanto alguns amam e não vivem sem, outros odeiam tapetes. Os motivos? Os mais variados possíveis, como: dificuldade para limpar ou até mesmo alergias, que podem ser amenizadas com tapetes sempre limpos.

Agora se você gosta de tapete e não tem a mínima ideia de como  usar tapete na decoração da casa, segura na minha mão e vem que vamos explicar tudo!

Guia Tapete na decoração

 

Qual tamanho de tapete usar?

O item mais importante na hora de escolher um tapete na decoração é o tamanho, que deve ser adequado as proporções do ambiente que será usado. O tapete é uma peça chave de delimitação de espaço nos ambientes e causa muita estranheza quando ele é desproporcional ao cômodo.

É interessante quando o tapete escolhido tem o tamanho da largura do sofá e que seja posicionado dessa maneira. Essa simples dica para usar tapete na decoração faz com que as duas peças estejam no mesmo plano, eliminando assim uma possível confusão visual com o piso do ambiente.

tapete na decoração

Agora se estamos falando de um ambiente muito grande, o ideal é que o tapete abrigue todos os móveis do espaço, delimitando ainda mais o ambiente em questão. Agora se você colocar um tapetinho em um ambiente dessas proporções, parecerá um tapete de banheiro. Evite firme e forte isso.

tapete na decoração

tapete na decoração

OK, você tem um tapete que é seu xodó, presente da sua avó que fez com as próprias mãos e guarda todo um sentimento por ele… Pode usar, mas tente fazer uma sobreposição de tapetes e colocá-lo sobre um modelo neutro pode disfarçar essa estranheza.

tapete na decoração

tapete na decoração

Como usar tapete na sala de jantar?

Não curto muito usar tapete na decoração da sala de jantar, acho que a probabilidade de sujar é enorme, ainda mais com os amigos ogros delicados que eu tenho, mas se seus amigos são mais educados, fica bem interessante a decoração.

O ideal para usar o tapete nesse ambiente é que cada borda tenha pelo menos 70 cm [o mínimo] a mais do que a área ocupada pela mesa, mas você sabe o porquê disso? Elementar, meu caro Watson! É para ter espaço para arrastar as cadeiras sem que elas enrosquem com o tapete! Seguindo essa lógica, tapetes quadrados e redondos são ótimos para mesas quadradas, enquanto tapetes retangulares ficam bem com mesas retangulares e ovais.

tapete na decoração

Para esse caso é muito importante escolher bem o material para o tapete, por isso prefira materiais resistentes para muitas lavagens como os 100% nylon ou lã pura. Mesmo com amigos cautelosos é melhor prevenir do que remediar.

Como e onde usar tapetes redondos?

Os tapetes redondos tem certas peculiaridades que é bom saber, até porque eles podem causar certa confusão nos ambientes, por isso tenha sempre em mente que eles ficam ótimos em ambientes descontraídos e com decoração moderna.

Pode se até escolher deixar todos os móveis sobre ele, mas desde que o ambiente seja muito grande. Em áreas pequenas você pode usar mais de um, formando sobreposições, que ficam super bacanas. Você pode manter ainda o tapete redondo como centro da sala, onde os móveis os circundam. Dá um ótimo efeito!

tapete na decoração

tapete na decoração

Usar de forma descentralizada é uma boa saída para ambientes contemporâneos e ficam muito bem em salas de tv e escritórios.

Qual material eu compro meu tapete?

Há uma infinidade de materiais para tapetes, sejam de nylon, lã, couro, lycra… vão bem em todo tipo de ambiente, dos modernos até os rústicos e descolados. Tapetes felpudos são lindos, mas tem que levar em consideração que são mais difíceis de limpar, acumulando muita poeira, então se você é alérgico, evite esse tipo de material, mas se não é eles são muito indicados para ambientes onde se anda descalço como home theater e quartos.

tapete na decoração

Para quartos com piso de madeira ou cerâmica uma boa solução de tapete na decoração são os retangulares, mas no sentido contrário ao da cama. Além de dar um ar descolado ao ambiente, há espaço para andar descalço ao lado da cama sem pisar diretamente no chão.

Como prolongar a vida útil do tapete?

  • Para ter um tapete que dure muito o ideal é evitar que fique exposto ao Sol direto, porque as cores podem desbotar com facilidade.
  • Lembre-se que a todas as manchas saem com facilidade se forem removidas na hora. Então o ditado: ‘Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje‘ é pra ser usado. Primeiro enxugue o local com pano seco ou papel toalha, depois use uma esponja limpa com detergente neutro e um pano úmido para tirar o excesso. Volte a passar o pano seco e prontinho!
  • Poeira diminui a vida útil dos tapetes, portanto por mais que você não goste é preciso passar aspirador de pó diariamente, mas no sentido da trama do tapete, hein?
  • Lave sempre o tapete em uma lavanderia. É caro? Um pouco, mas comprar outro tapete é mais caro ainda.

E agora está preparado para usar tapete na decoração da sua casa?

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *