Cozinha

Aprenda qual o tipo de batata certa para cada prato

Tipo de batata: Qual usar?

Já falamos sobre os tipos de corte de carne para cada prato e hoje falaremos sobre um tubérculo muito usado na culinário mundial, a batata.

Pode parecer estranho mas há muitos tipo de batata e cada uma delas é boa para determinado preparo. Não sabia? Eu aprendi a duras penas quando preparei um nhoque. Usei uma batata que não era indicada e ficou bem estranho. Como estava com fome, comi, mas acho que meus convidados do almoço não curtiram muito.

Para não errar como eu errei na hora do preparar algum prato é preciso saber qual tipo de batata combina melhor com a receita que preparará.

O que não falta é variedade já que no mundo existem cerca de 5 mil tipo de batata registradas, sendo que 3 mil delas só na América Latina e cerca de 400 são usadas na culinária.

Qual tipo de batata usar?

Batata Asterix

tipo de batata asterix

Ela é fácil de reconhecer na feira, por conta de sua chamativa casca avermelhada. Excelente para preparar nhoques, bolinhos e purês, ela também fica boa frita.

Batata Baraka

tipo de batata baraka

Vendidas nas feiras às vezes ainda sujas de terra, as batatas baraka são de origem holandesa. São ótimas para fritar por conterem menos água (a “culpada” por deixar as fritas murchas). Também ficam boas cozidas.

Batata Ágata

tipo de batata ágata

É uma das mais encontradas em supermercados. Com pouco amido, ela é boa para assar e servir em sopas e saladas, mas não fica bem frita.

Batata Doce

tipo de batata doce

Roxas ou brancas, as batatas doce são multiuso: ficam bem fritas, assadas ou cozidas. Perfeitas para quem curte musculação!

Batata Bolinha

tipo de batata bolinha

Ótimas para fazer conservas, ou ainda assadas ou cozidas como acompanhamento, as batatas bolinha nada mais são do que versões pequenas das batatas Asterix ou Ágata. Perfeita até para servir junto com fondue!

Agora ficou fácil cozinhar sabendo qual tipo de batata usar, hein?

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *