Cozinha

Tipos de Chá: Para que serve cada um

tipos de chá morar sozinho

Tipos de Chá e seus benefícios

Morar sozinho é aprender a se virar e ter aquela caixinha de chá em casa as vezes salva nossas vidas, desde um resfriado até tomar chá nos dias de estresse para relaxar um pouco, ainda mais nesse frio que anda castigando o país.

O chá é muito conhecido pelos benefícios à saúde e muitos estudos já se preocupam em destacar os pontos positivos das substâncias presentes nos diversos tipos de chá, como aumento do metabolismo, melhorias no sistema imunológico, redução do mau hálito e diminuição do estresse.

Pensando nisso elaboramos uma lista com os principais tipos de chá e seus benefícios para a saúde. Escolha o seu favorito, relaxa e delicie:

Tipos de Chá

tipos de chá morar sozinho

Chá de Alecrim – Indicado para stress físico e mental, depressão, gota, reumatismo. Facilita a digestão.

Chá de Alfazema
– Indicado para insônia, excitação nervosa, alivia dores de cabeça, tosse, asma, bronquite.

Chá de Boldo
– Tônico do aparelho digestivo, aumenta a produção da bile eliminando gases, cálculos na vesícula e no combate das afecções do fígado e baço. Por isso também é ótimo pra aliviar a ressaca.

Chá de Camomila – Auxilia a digestão aliviando cólicas abdominais, náuseas, diarréia. Indicado como calmante para insônia e nervosismo.

Chá de Carqueja
– Ação benéfica sobre o fígado e intestino, aliviando azia, má digestão, gastrite, prisão de ventre, etc.

Chá de Catuaba
– Tônico do sistema nervoso, ameniza o nervosismo, insônia, fadiga cerebral, impotência sexual, tosse e bronquites.

Chá de Erva Cidreira – Insônia, nervosismo, cólicas no ventre e gases.

Chá de Erva Doce
– Alivia cólicas menstruais e abdominais, inclusive de recém-nascidos. Auxilia na digestão.

Chá de Eucalípto – Trata inflamações das vias respiratórias como tosse, rouquidão, bronquite, asma e alivia estados catarrais.

tipos de chá morar sozinho
Chá de Hortelã – Atenua azia, gases e cólicas. Vermífuga (lombriga e oxiúros). Alivia asma e bronquite.

Chá de Jasmim – Tônico, indicado contra sonolência e no combate de acessos de asma. Excelente diurético.

Chá de Maçã
– Sedativo, digestivo, antidiarréica e também indicada nos casos de colite.

Chá de Malva
– Afecções das vias respiratórias como bronquite, tosses catarrais, laringite e nos processos inflamatórios de boca e garganta, através de bochechos e gargarejos. Antisséptico de vias digestivas e urinárias.

Chá de Maracujá – Dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, insônia, palpitações, perturbações nervosas da menopausa e dores espasmódicas.

Chá de Melissa
– Sedativo em distúrbio de origem nervosa, perturbações gástricas como indigestão, enjôos e espasmos. Alivia dores de cabeça.

Chá de Menta
– Indicado para má digestão, gases e cólicas.

Chá de Poejo
– Anti-inflamatório, ação expectorante no processos respiratórios como tosses catarrais, antiespamódico e ainda depurativo.

Chá de Sálvia
– Estimulante estomacal, usado nas atonias digestivas, náuseas, dispepsias, alivia cólicas estomacais, intestinais e menstruais. Indicada nos casos febris com sudorese intensa. Ação antisséptica na higiene bucal e em afecções da pele de origem micóticas e feridas.

Como preparar chá

tipos de chá morar sozinho

A forma mais tradicional de preparar chá é por infusão. O ideal é juntar a água fervente às ervas e manter a mistura abafada por 3 minutos. Quando o chá for composto de casca e caule das plantas, é preciso ferver a água com essas partes de 2 a 5 minutos.

Vale a pena ressaltar que chá não é remédio, por mais que existam benefícios em suas propriedades, se você está doente procure um médico.

Importante: Não recomendamos o uso do chá de fita, chá de cogumelo e chá de lírio, hein?

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *