Cozinha

Tipos de Sal: Como e quais usar?

tipos de sal morar sozinho

Tipos de Sal

Assim como a água, o sal é um dos recursos naturais mais abundantes em nosso planeta. É um elemento essencial para vida, já que nosso corpo não o produz. É um eletrólito que atua conduzindo a eletricidade de nosso corpo e mantém nossas células, músculos e sistema nervoso funcionando, por isso sua importância.

O grande problema é que o consumo de sal em excesso, que ocasiona em diversos problemas de saúde como aumento da pressão arterial, desenvolvimento de doenças cardiovasculares e problemas renais, por isso cuidado.

Vamos conhecer os tipos de sal e como e onde usarmos?

Tipos de Sal

tipos de sal morar sozinho

Sal de cozinha iodado (refinado)
É o sal mais utilizado no mundo. Contém altas quantidades de sódio e não apresenta outros minerais úteis para o corpo humano. Você sabia: Que o iodo é adicionado a composição do sal porque ajuda a combater diversas doenças e como o sal é muito utilizado pela população mundial, essa foi uma forma de consumirmos iodo na alimentação?

Sal marinho
Esse sal é obtido por meio da evaporação da água do mar e na maioria das vezes possui cristais maiores do que o sal de cozinha. É uma alternativa mais saudável por não passar por nenhum processo de refinação, o que mantém diversos minerais benéficos em sua composição. Um dos tipos de sal mais comum e barato no Brasil.

Sal Kosher
Esse sal tem seu nome devido ao uso em preparar a carne kosher [preparada de acordo com leis judaicas]. Ele também não passa por processos de refinação. Devido a suas propriedades, esse tipo de sal seca melhor o sangue das carnes e é um dos preferidos por chefs de cozinha do mundo todo por conta de seu sabor sem aditivos.

Sal do Himalaia
Esse sal é encontrado nos pés das montanhas do Himalaia e sua cor rosa se deve aos diversos minerais presentes em sua composição, entre eles o ferro. Não é muito barato mas é mais saudável e puro do que o sal de cozinha comum. Dicas para compras: O melhor lugar para comprar Sal do Himalaia é na Zona Cerealista, no centro de São Paulo.

Sal do Hawaii
O Sal do Havaí, assim como o Sal do Himalaia, possui coloração rosa, mas um pouco mais avermelhada por causa da presença de uma argila havaiana chamada Alaea, rica em dióxido de ferro.

tipos de sal morar sozinho

Sal Negro
Também conhecido como Kala Namak, é obtido em reservas naturais na Índia. Além de ter uma cor diferentes dos outros tipos de sal, o sabor não é muito comum, lembrando o de gema de ovo. Tem uma textura crocante, é muito solúvel e popular para receitas vegetarianas para molhos, saladas, massas.

Sal Light
Esse tipo de sal foi criado para ser uma opção mais saudável do que o sal de cozinha, por ter 50% menos de sódio em sua composição. Perfeito para quem sofre de hipertensão ou retém líquidos, mas deve ser evitado por pessoas com problemas renais porque contém potássio.

Sal Grosso
Possui cristais maiores e a mesma composição do sal de cozinha porém não passa pelo processo de refinamento. Muito utilizado no preparo de carnes, principalmente em churrasco.

Flor de Sal
A flor de sal contém 10% mais sódio do que o sal refinado. Na elaboração desse tipo de sal, são utilizados os cristais retirados das camadas superficiais das salinas onde se formam os grãos translúcidos. Possui sabor mais intenso e textura crocante, sendo indicado acrescentar após a preparação do alimento.

Sal Líquido
O sal líquido é dissolvido em água mineral e é normalmente utilizado em forma de spray, o que salga os alimentos de forma mais uniforme. Tem um sabor suave e salga menos por possuir menor quantidade de sódio do que o sal convencional.

Sal Temperado
É a mistura de sal grosso com ervas e/ou temperos para garantir a adição de sabor diferenciado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto deve consumir por dia 2,4 gramas de sódio, o que dá mais ou menos menos 6 gramas de sal refinado iodado.

De acordo com o Consensus Action on Salt and Health (CASH), o consumo excessivo de sal está ligado não somente ao aparecimento da hipertensão, mas também a outras doenças, como osteoporose, câncer de estômago, asma e obesidade. Por isso cuidado ao cozinhar, hein?

Pronto para preparar pratos incríveis agora e não errar a mão no sal?

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *