Área de Serviço

15 usos para o sal que você nem sabia!

usos para o sal morar sozinho

Usos para o Sal: 15 usos incríveis

Nem só de temperar a comida e tomar banho de descarrego existe o sal! Há muitos usos para o sal que a maioria das pessoas desconhece, viu?

Na Antiguidade o sal era usado como moeda. Os egípcios têm até papiros que falam sobre como apreciavam os usos para o sal! Entre eles: ajudar na saúde do corpo e conservar os alimentos.

Há diversos tipos de sal, mas o que falaremos hoje nesse artigo é o sal comum, de cozinha mesmo!

Conheça os usos para o sal

Ovos que caíram no chão
Não tem coisa pior do que um ovo cair no chão. Se você não tem uma cachorra como a minha que adora ovo, precisa dar um jeito de limpar tudo.
Cubra o ovo com sal de cozinha. O sal absorverá o ovo e ficará fácil demais limpar.

Eliminar cheiro de comida
Quando assamos alguma coisa no forno, as vezes ele fica com um cheiro estranho e para acabar com ele borrife uma mistura de sal e canela, ligue o forno por alguns minutos e pronto! Forno cheirosinho novamente.

Limpar a esponja de pia
As vezes as esponjas ficam nojentas de tanto usarmos, né? Então encha um recipiente com água e sal e misture muito bem. Mergulhe a esponja na solução e deixe por alguns minutos. Pronto, esponja limpíssima!

Remover líquidos que caíram no tapete
As vezes você toma um suquinho na sala, né? Jogue um pouco de sal por cima e quando estiver seco é só passar o aspirador de pó e tapete limpo.

Remover manchas antigas de líquidos do tapete
Se a mancha do tapete já é antiga dá para remover também! Esfregue bem a mistura de água e sal na mancha. Deixe secar por completo e remova com os aspirador de pó. Aliás, você sabe como escolher aspirador de pó?

Eliminar manchas de mofo
Quarto úmido é batata! Logo aparece um mofo aqui, outro ali nas roupas, mas tem solução! Faça uma pasta juntando partes iguais de água e suco de limão. Aplique sobre a mancha e deixe no Sol. Depois só lavar normalmente.

Clarear os lençóis
Alguns lençóis com o suor ficam amarelados. Nada pior do que levar o crush para casa e o lençol estar zuado, né? Simples, adiciona a uma panela 5 colheres de sopa de sal e uma de bicarbonato de sódio e deixar ferver por 30 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Deixe secar ao Sol.

Mais usos para o sal

usos para o sal

Desentupir pias
Já demos algumas dicas de como desentupir pia, mas aqui vai mais uma. Coloque bastante sal no ralo da pia e jogue água fervente por cima. Enquanto a água escoa, feche o cano para fazer pressão. Você ouvirá um barulho do cano desentupindo. Só tome cuidado com a água fervente, hein?

Limpar panelas engorduradas
A panela está nojenta de tão engordurada? Adicione um pouco de sal e use um pedaço de papel toalha para fazer a limpeza. Depois é só lavar normalmente com água e detergente.

Limpar panelas queimadas
Se você descuidou a panela queimou! E para quando isso acontecer nada como usar sal para limpá-la.
Forre a panela com sal e acrescente um pouco de água. Leve a panela em água corrente e lave normalmente com a espoja. Facilitará sua vida essa dica de usos para o sal!

Arear peças metálicas
Para arear peças metálicas misture em partes iguais sal, farinha de trigo e vinagre. Em seguida aplique sobre o metal e veja o poder dessa mistura.

Limpar panelas de ferro
Panela de ferro é um saco para limpar, mas com um dos usos para o sal, será fácil!
Misture óleo e sal para remover as sujeiras, elas sairão facilmente.
Se preferir você pode colocar um pouco de óleo no fundo da panela e colocar sal grosso. Pronto! Agora é só remover a sujeira com a pasta que se forma dessa mistura. Enxague com água quente, viu?

Evitar focos do mosquito da dengue
Morar sozinho é ter responsabilidade com sua casa e com a vizinhança, por isso é importante evitar foco do mosquito da dengue. Nada mais fácil do que colocar sal nas bases dos vasos que possam juntar um pouco de água. O ideal é areia, mas sal também serve se você não tiver areia em casa.

Tirar manchas das xícaras
As vezes as xícaras mancham por causa de alguns líquidos como café, sucos e etc, mas dá para deixá-las novinhas esfregando com sal e um pouco de detergente. O fim das manchas!

Eliminar chulé
As vezes nossos tênis ficam com um cheirinho, né? Algumas bactérias que começaram a morar neles. Para acabar com o chulé, lave bem os pés e em seguida passe uma mistura de vinagre e sal. Tiro e queda! Pronto, você já pode tirar o sapato para entrar em casa e não passar vergonha.

Viu como o sal é bom para muitas coisas além de tempero e banho de descarrego? Esses são 15 usos para o sal que conhecemos. Você conhece mais algum?

E conheça todos os TIPOS DE SAL e aprenda a usá-los corretamente!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *